Todos os meses, a cobrança da conta de luz tem sido um fardo para grande parte das famílias brasileiras. Nesse sentido, neste artigo iremos abordar como conseguir desconto na despesa que tanto pesa no bolso dos brasileiros.
Os sucessivos aumentos na despesa da energia elétrica são devidos aos reajustes do valor em diversos estados brasileiros. Em 2021, por exemplo, a cobrança de energia elétrica foi uma das principais responsáveis pelo aumento da inflação. Em 2023 a tarifa de energia deve continuar a subir e, desta vez, chegar, em média, a 5,6% no país, de acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os percentuais de reajuste aprovados pela Aneel devem refletir de diferentes maneiras nos estados brasileiros. Em outras palavras, cada local terá um aumento da conta de luz diferente, a depender do índice que será aplicado e da distribuidora de energia elétrica. Por esta razão, para as famílias de baixa renda pode ser interessante conseguir descontos na cobrança.
Conheça o programa Tarifa Social
O programa Tarifa Social é o principal responsável por colaborar com desconto na conta de energia elétrica em todo o país. De modo geral, através deste programa, as famílias brasileiras conseguem uma redução de pelo menos 65% da cobrança todos os meses.
Nesse sentido, o intuito é beneficiar aqueles que têm um orçamento curto e, dessa forma, não podem comprometer boa parte dos seus rendimentos com a conta de luz. Apesar da grana curta, ainda assim não podem deixar de pagá-la, sob risco de ter o fornecimento de energia interrompido.
As reduções são gradativas, e asseguradas para famílias inscritas no Cadastro Único. Nesse sentido, podem desfrutar do programa aquelas cujo rendimento não ultrapassa meio salário mínimo por pessoa. Além disso, a família que recebe até 3 salários mínimos por mês também pode se beneficiar, mas nesse caso será preciso comprovar que possuem um aparelho para tratamento médico que dependa do fornecimento da energia.
Entenda os percentuais de desconto
A saber, o desconto aplicado na conta de luz através da Tarifa Social depende do quanto a família consome de energia elétrica por mês. Dessa forma:
- Consumo de até 30 kWh mensais: desconto de 65%;
- Consumo entre 31 e 100 kWh mensais: desconto de 40%; e
- Consumo entre 101 e 220 kWh mensais: desconto de 10%.
Ademais, para famílias indígenas e quilombolas, os descontos são ainda maiores:
- Consumo de até 50 kWh mensais: desconto de 100%;
- Consumo entre 51 e 100 kWh mensais: desconto de 40%;
- Consumo entre 101 e 220 kWh mensais: desconto de 10%.
Por fim, aquele grupo que cumpra com as exigências e não esteja recebendo o desconto, a recomendação é ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). E ainda, se necessário, ir até a fornecedora de energia elétrica para pedir o desconto.