O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), e é feriado oficial em seis estados brasileiros.
Aliás, a mais recente unidade federativa a oficializar a data foi São Paulo, com a Lei nº 17.746, deste ano.
Orçamento de R$ 9 BILHÕES: Novo plano do governo vai beneficiar pessoas com deficiência
Onde mais é feriado no dia 20 de novembro?
A saber, a data também é feriado nos estados de Alagoas, do Amazonas, do Amapá, do Mato Grosso e Rio de Janeiro e em cerca de 1260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares.
Ainda mais, de acordo com a entidade, a data tem como objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, traz à tona a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.
Cabe mencionar que o dia 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).
Entre as cidades com leis municipais do feriado de 20 de novembro, estão as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).
Tem feriado antes do dia 20
No dia 15 de novembro, na próxima quarta-feira, será celebrada a Proclamação da República. A data marca um momento importante da história do país, pois determina o fim do regime monárquico e a instauração da República em território nacional.
Então, além do aspecto histórico, o dia também é considerado feriado nacional, ou seja, é uma oportunidade de os trabalhadores brasileiros aproveitarem um merecido descanso.
Além disso, neste ano, a data cai em uma quarta-feira, o que garante uma pausa bem no meio da semana, diante da rotina agitada dos cidadãos.
Veja também: SAIU! Você já pode consultar o pagamento do Bolsa Família até o final do ano! Veja AQUI
Em dezembro também tem!
Por fim, cabe te informar que depois das datas mencionadas em novembro, o próximo feriado será mesmo só o Natal.
Aliás, é interessante mencionar que neste ano a véspera, dia 24, cai em um domingo. E o Dia de Natal, 25, será celebrado em uma segunda-feira.
Do mesmo modo, a véspera do Ano Novo, dia 31, também cai em um domingo, e o primeiro dia de 2024 será uma segunda-feira.
Com informações da Agência Brasil
Leia ainda: Dinheiro esquecido: Mais de R$ 7 bilhões ainda estão disponíveis para resgate