Depois de um bom intervalo sem feriado, o trabalhador (ou pelo menos a maioria deles) terá direito à uma folga nesta Semana Santa, por conta da celebração da Paixão de Cristo.
A saber, embora seja uma data religiosa para os cristãos, a sexta-feira santa é um feriado nacional.
Dessa forma, os bancos não vão funcionar e não vai haver operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3 neste dia 7 de abril.
GRANDE VITÓRIA para trabalhadores que podem receber uma GRANA EXTRA da CAIXA
Feriado da Páscoa
Vale destacar que apenas a sexta-feira santa é um feriado previsto por lei federal. Desse modo, nesse dia os serviços públicos podem fechar ou funcionar com horários reduzidos.
Já a “quinta-feira santa” é uma véspera de feriado no país. Assim, é um dia normal de trabalho e de funcionamento do comércio, de um modo geral.
Sendo assim, os trabalhadores celetistas com expediente no feriado, como o caso daqueles em áreas de serviços essenciais, por exemplo, têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou a folgas compensatórias.
Confira também: DINHEIRO NA CONTA! Lotes de RESTITUIÇÃO DO IRPF são divulgados! Saiba quando vai receber
Funcionamento dos bancos
É importante ressaltar que as agências bancárias também fecham no feriado desta sexta-feira (7).
No entanto, esta quinta-feira (6) é um dia de expediente normal nos bancos.
Ainda mais, no feriado, operações instantâneas, como o Pix, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, funcionam normalmente.
“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em comunicado.
Contudo, os pagamentos de boletos e transferências via TED, por outro lado, só serão processadas no próximo dia útil.
Além disso, vale destacar que as contas de consumo de água, energia, telefone e outro serviço e carnês com vencimento nos dias 7 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 10 de abril, segunda-feira.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, complementa a entidade.
Feriado de Tiradentes
Por fim, é importante já te adiantar que as mesmas regras irão valer para o feriado seguinte, de Tiradentes, comemorado em 21 de abril.
Leia ainda: NOVO BOLSA FAMÍLIA: 23% dos brasileiros relatam não ter comida suficiente em casa