Com a chegada do novo ano, chega também um novo calendário. Neste ano, os trabalhadores terão uma boa dose de descanso. Ao todo, são 9 feriados, sendo 4 feriadões, ou seja, que caem ou na segunda-feira ou na sexta-feira. Para quem costuma emendar os feriados de quinta-feira com o final de semana, os feriadões podem chegar a sete.
Por isso, hoje vamos entender como funcionarão os feriados no Brasil e como se planejar para aproveitar esses momentos ao máximo. Ainda, vamos mostrar quais são os pontos facultativos do calendário de 2023.
Muitos feriados em 2023
O ano será marcado por uma série de feriados. Ao todo, são 9, sendo 4 emendados ao final de semana. Para quem for usar pontos facultativos, os feriadões podem ser 9 durante todo o ano. Vale lembrar que, nestes dias, as empresas não são obrigadas a abrir e, em caso de trabalhos normais, não há pagamento extra ao trabalhador.
Dos feriados nacionais, não há datas em janeiro, fevereiro e março, com exceção do dia 1° de janeiro, que caiu em um domingo. O primeiro feriado nacional é no dia 7 de abril, a sexta-feira santa, onde é relembrada a Paixão de Cristo. No mesmo mês, no dia 21, é comemorado o feriado de Tiradentes, que cairá em uma sexta-feira. Finalizando o primeiro semestre do ano, o outro feriado é no dia 1° de maio, dia do trabalhador.
Posteriormente, os feriados nacionais serão apenas no fim do ano, começando pelo dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil. No mês seguinte, o feriado será no dia 12 de outubro, dia das crianças. Ambos cairão em uma quinta-feira e empresas podem emendar o feriado com o final de semana. Além disso, em novembro, os feriados serão no dia 2 e 15, onde comemora-se o dia de finados e da proclamação da República no Brasil. Os feriados serão na quinta e na quarta-feira, respectivamente. Por fim, no dia 25 de dezembro, natal, será o último feriado do ano e cairá em uma segunda-feira.
Pontos facultativos
Além disso, os feriados no Brasil também são marcados como ponto facultativos. Ainda, é preciso lembrar que existem as datas estaduais, que dependem do calendário de cada unidade federativa. Por isso, o número de feriados varia conforme a parte do país, mas o calendário nacional é soberano em todos os lugares do país.
Dessa forma, o carnaval é o maior ponto facultativo do país. Neste ano, os dias 20, 21 e 22 de fevereiro serão os dias oficiais do carnaval. Por isso, nestes dias as empresas não são obrigadas a abrir suas portas, mas os dias também não constam como recessos nacionais.
Além disso, o dia 8 de junho também é ponto facultativo. Neste dia comemora-se Corpus Christi. Em 2023, a possível folga cairá numa quinta-feira. Por fim, outro ponto facultativo é no dia 28 de outubro, onde comemora-se o dia do funcionário público. Contudo, essa data cairá em um sábado e não afetará a grande maioria das atividades no país.
Para o calendário estadual, existem feriados obrigatórios. Dessa forma, caso o trabalhador CLT exerça ativdades neste dia, têm direito aos benefícios previstos em lei. Em alguns casos, também existem pontos facultativos referentes ao calendário de cada unidade federativa.