Economizar dinheiro pode ser uma tarefa difícil, já que muitas das vezes, é complicado se organizar ou ter o compromisso de depositar um valor mensal, ou algo assim. Saiba que poupar é essencial para quem deseja ter um pouco mais de segurança financeira, mas essa prática sempre foi vista como complicada pelos brasileiros. Pensando nisso, trouxemos aqui no Brasil 123, o desafio das 52 semanas para que você comece a juntar dinheiro hoje.
Essa ideia facilita a prática de poupar nos primeiros dias para que se crie um hábito de economizar e pensar no futuro.
Quer saber mais sobre o desafio das 52 semanas? Então, continue lendo e comece a juntar dinheiro hoje com essa ideia.
Confira:
O que é o desafio das 52 semanas
A maioria das pessoas pensam em poupar dinheiro, mas quando chega a hora de reservar parte da receita para os investimentos ou para criar uma reserva de emergência, logo se atrapalham e acabam gastando de forma irresponsável.
Por isso, o desafio das 52 semanas surgiu como uma opção para quem sente muita dificuldade para guardar algum dinheiro. Afinal, a prática de separar o capital aos poucos para algum investimento é mais fácil do que pensar em aportes mensais recorrentes, não é mesmo?
Para deixar mais claro, saiba que 52 semanas é um ano inteiro. Durante esse prazo, você terá que poupar um valor que não compromete o pagamento de contas fixas. Portanto, em cada uma dessas semanas, a pessoa vai guardar um pouquinho e, aos poucos, estará criando o hábito de investir e poupar sem sofrimento.
Veja como funciona o desafio das 52 semanas na prática
Em primeiro lugar, o foco e a disciplina são as virtudes mais importantes para quem deseja cumprir o desafio das 52 semanas. Afinal, a pessoa precisará reservar, durante todo esse tempo, um valor específico que será deixado somente para a poupança.
Por isso, a ideia desse desafio é a seguinte: na primeira semana, a pessoa precisa separar apenas 1 real e, na segunda semana, o valor passa a ser 2 reais e assim sucessivamente até que na trigésima semana, você consiga separar 30 reais para guardar.
Para facilitar, basta criar uma tabela e ir riscando cada semana que passa para saber qual é o valor que precisa depositar atualmente.
Por que fazer o desafio das 52 semanas?
De acordo com os dados do SPC Brasil, o hábito de poupar ainda não faz parte da rotina dos brasileiros que, na maioria das vezes, não conseguem nem se livrar de suas dívidas. Por isso, o desafio das 52 semanas não é para pessoas que já investem no mercado financeiro, mas para quem não consegue separar nada há muito tempo.
Esse desafio é ideal para a criação de um hábito saudável e mesmo que o retorno financeiro segundo o exemplo citado acima não seja tão grande, a mudança no estilo de vida fará toda a diferença com o passar dos anos.
Dessa forma, o desafio das 52 semanas que começou com 1 real no ano atual poderá começar com 100 reais daqui alguns anos.