O setor de serviços está ainda mais pessimista com o cenário econômico brasileiro. A saber, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) despencou 5,4 pontos em novembro. Com isso, o indicador recuou para 93,7 pontos, menor nível desde março deste ano (92,2 pontos).
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), responsável pelo indicador, divulgou os dados nesta terça-feira (29). Em resumo, o indicador mede o grau de otimismo dos empresários do setor de serviços no país.
“A confiança do setor de serviços caiu pelo segundo mês consecutivo e chama atenção por seu comportamento disseminado nos dois horizontes temporais, entre os segmentos e pela magnitude da queda”, explicou o economista da FGV, Rodolpho Tobler.
Vale destacar que resultados abaixo de 100 pontos indicam pessimismo, enquanto números acima dessa faixa refletem o otimismo do setor. Em novembro, os empresários de serviços se mostraram pessimistas com o país, mas o nível ainda é leve.
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Pessimismo com o futuro faz confiança cair
De acordo com o FGV Ibre, o ICS é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice de Situação Atual (ISA-CST), que caiu 3,1 pontos em novembro, para 96,9 pontos. A saber, esse é o menor nível desde abril deste ano (96,0 pontos).
Já o segundo componente é o Índice de Expectativas (IE-S), cujo tombo foi ainda mais expressivo, de 7,5 pontos. Com isso, o indicador recuou para 90,7 pontos, menor patamar desde abril de 2021 (88,7 pontos). E foi o IE-S que exerceu o maior impacto na confiança dos empresários do setor de serviços do país.
“A desaceleração da atividade econômica no final do ano era esperada, mas não era clara no setor nos últimos meses principalmente pela resiliência dos serviços prestados às famílias que agora pioraram fortemente”, disse Tobler.
“Além disso, apesar do término do período eleitoral, fatores políticos passaram a ser muito citados como limitadores a melhor dos negócios nos próximos meses, o que eleva a incerteza do cenário no curto prazo e um ambiente macroeconômico delicado em 2023″, acrescentou.
Em síntese, os empresários do setor de serviços estão bastante preocupados com a situação econômica do Brasil e como isso afetará o desempenho dos serviços no país. Por isso, o índice de confiança deu um grande mergulho neste mês, e o resultado de dezembro também poderá ser negativo caso não haja melhora nas expectativas para o futuro.
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