Dermatite de contato é uma inflamação decorrente do contato com algum produto que causa a irritação da pele, seja um cosmético, seja uma bijuteria, por exemplo.
Tal irritação leva ao aparecimento de vermelhidão, coceira, inchaço e até descamação da pele em alguns casos.
Portanto, saiba que é importante retirar o objeto que está causando o problema de sua rotina e procurar um dermatologista. Pois este profissional da saúde recomendará o uso de pomadas com corticoides de acordo com a necessidade de cada paciente.
Dermatite de contato: saiba o que é e o que provoca essa doença. Entenda mais aqui no Brasil 123.
O que é dermatite de contato
Para saber o que é dermatite de contato não existe nada melhor do que analisar os sintomas. Afinal, eles não costumam mentir. Portanto, veja alguns:
- Vermelhidão na área afetada;
- Descamação ou bolinhas sem líquido;
- Inchaço da região;
- Presença de feridas na pele;
- Pele muito seca na região.
Sendo assim, os sintomas podem aparecer por um tempo depois do contato com objetos como cosméticos e bijuterias e desaparecer depois que ele é removido do seu corpo.
No entanto, existem casos que demoram até 6 dias para que os sintomas desapareçam por completo. Nesse caso, trata-se de uma dermatite alérgica e quaisquer produtos similares ao que causou os problemas voltará a causá-los futuramente.
Ademais, dependendo do causador, os sintomas podem ocorrer em diversas partes do corpo como rosto (alergia à cosméticos) ou orelha (alergia aos metais das bijuterias).
O que causa dermatite de contato
Como foi dito acima, diversos objetos podem causar a dermatite de contato. Outrossim, veja:
Dermatite de contato: saiba o que provoca essa doença:
- Cosméticos;
- Plantas;
- Pomadas;
- Tintas;
- Corantes alimentícios;
- Sabonete;
- Solventes;
- Poeira;
- Bijuteria;
- Fezes;
- Urina.
Esses dois últimos acontecem com frequência em crianças. Visto que os pequenos ficam alguns minutos com a fralda suja até que os pais notem e isso causa a irritação da pele.
Como tratar dermatite de contato
Primeiramente, depois de analisar e entender qual é o causador da dermatite de contato, suspenda o uso desse produto e de quaisquer outros similares.
Dessa forma, a pessoa estará evitando que o problema volte a ocorrer pelo mesmo causador. Depois disso, veja como tratar a dermatite de contato logo abaixo.
Pomadas eficientes contra dermatite de contato
Ademais, as pomadas anti-histamínicas ou corticoides são os medicamentos mais recomendados por dermatologistas para tratar dermatite de contato.
Exemplo disso é a hidrocortisona, uma pomada para usar no rosto que é muito comum no tratamento contra dermatite de contato, mas quando a pele está mais seca, o uso de cremes pode ser mais eficiente.
Método caseiro para tratar dermatite de contato
Contudo, um método caseiro para tratar dermatite de contato de forma eficiente é fazer a limpeza da região com chá frio de tanchagem. Produto que pode ser encontrado em farmácias de manipulação e homeopatia.
Para isso, basta preparar o chá com 30 gramas de folhas de tanchagem para um litro de água fervente e tampar para deixar esfriar por um tempo e repetir o procedimento até 3 vezes ao dia para ter mais eficiência no tratamento.