A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público organizou nesta quinta-feira (10) uma carreata pelas ruas de Brasília. Os trabalhadores que participaram da manifestação são contra a Reforma Administrativa do Governo Federal. Eles dizem que a Reforma será ruim para os trabalhadores.
Além disso, eles também pediam uma série de outras coisas. Entre elas a manutenção do Auxílio Emergencial para 2021 e mais segurança para as instituições federais de ensino superior. Mas a organização não divulgou a quantidade de pessoas que participaram do evento.
Tudo aconteceu na manhã desta terça (10). Os deputados federais Danilo Cabral, do PSB de Pernambuco e Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, convocaram os servidores públicos para participarem do momento.
De acordo com os parlamentares, a Reforma Administrativa será ruim especialmente para os servidores públicos. Mas o Governo não concorda com esse argumento e afirma que se trata apenas de um corte de privilégios e portanto não de direitos.
Sobre o Auxilio Emergencial, os deputados afirmam que a prorrogação é o certo a se fazer. De acordo com eles, muita gente ainda precisa do dinheiro e a pandemia ainda não acabou. Seja como for, o Governo vem afirmando que não pode mais desequilibrar as contas públicas.
Carreata em Brasília
A Reforma Administrativa é um assunto que já nasceu polêmico. É que entre outras coisas, o texto acaba com a estabilidade para novos servidores públicos. O Governo afirma que isso é apenas uma maneira de desinchar a máquina pública.
A oposição e os sindicatos que defendem a categoria afirmam que essa falta de estabilidade vai promover mais perseguições contra servidores públicos. As opiniões portanto se dividem. Seja como for, o tema vai longe.
O Governo não comentou essa manifestação. Trabalhadores dizem que voltarão. Ainda não há uma data para a votação da Reforma. Mas deve acontecer em breve. É o que dizem os analistas. E você? De que lado está?