Deputados que fazem parte da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) querem a instauração de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que terá como foco investigar o caso das joias sauditas trazidas ilegalmente para o Brasil, pela gestão do até então chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PT).
De acordo com informações da jornalista Andreia Sadi, do canal “Globo News”, hoje, deputados como Rogério Corrêa (PT) e Túlio Gadelha (Rede) estão atuando internamente para colher assinaturas e, assim, protocolar um pedido para a abertura da CPI.
Recentemente, integrantes do governo Lula haviam manifestado que existia uma orientação com foco em evitar a abertura de qualquer CPI relevante logo no início da administração do petista, pois, na visão dos governistas, isso poderia atrapalhar debates importantes como, por exemplo, o sobre a reforma tributária, considerado prioritário neste primeiro ano do terceiro mandato do chefe do Executivo.
No entanto, segundo Andreia Sadi, essa orientação mudou e, agora, os deputados estão colhendo assinaturas com foco em abrir uma investigação sobre a tentativa do governo de Bolsonaro de trazer ao Brasil, de forma ilegal, joias avaliadas em R$ 16,5 milhões – esses objetos seriam um presente da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Cartão de crédito: onda de CANCELAMENTOS pode atingir você; fique atento
Governo visa outras CPIs
Como explicado, a recomendação era evitar a criação de CPIs de alta relevância no começo da legislação. Todavia, ainda conforme a jornalista do canal “Globo News”, essa recomendação mudou porque, apesar da solicitação do governo, muitos deputados de partido da base mantiveram a assinatura para a CPI que tem como objetivo investigar os atos de 08 de janeiro, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
Agora, a recomendação passada pelo governo Lula é: colher um número máximo de CPIs possíveis. Como isso, além da CPIs citadas, parlamentares governistas estão tentando colher assinaturas para a abertura de uma comissão das Lojas Americanas.
Essa CPI teria como foco apurar o rombo nas contas da rede varejista. Até o momento, 25 deputados do PT e dos partidos mais próximos do governo como PC do B, PV, PSB e PSOL, já assinaram o requerimento. Além disso, também está no radar do governo Lula a criação de duas comissões: a sobre os Jogos Eletrônicos, que tem um forte apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e a CPI da Eletrobras, privatizada no ano passado.
Leia também: Joias de Bolsonaro podem ter relação com venda de refinaria