Deputados federais querem modificar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Eleições aprovada no Senado e incluir os motoristas de aplicativo no pagamento de um vale previsto para taxistas. Em entrevista ao canal “Globo News”, o deputado Danilo Forte (União Brasil), relator da proposta na Câmara, afirmou que seus colegas querem incluir os motoristas de aplicativo na medida.
‘PEC Kamikaze’ é ruim para o país, apontam especialistas
De acordo com ele, “os deputados avaliam que não faz sentido dar um vale para os taxistas e não para os motoristas de aplicativos, que estão sofrendo da mesma forma com a gasolina cara”. Ainda ao canal, ele relatou que os parlamentares estudam se será possível retirar a decretação do estado de emergência do texto, trocando o trecho por um dispositivo previsto na PEC do teto dos gastos públicos.
Na semana passada, foi aprovada no Senado a criação do Estado de Emergência para driblar a Legislação Eleitoral, criada com o intuito de proibir a criação de novos benefícios sociais em ano de eleição.
Segundo com as informações, a PEC custará R$ 42 bilhões aos cofres públicos, bem mais do que os R$ 29 bilhões aprovados pela equipe econômica – caso os motoristas de aplicativos também sejam incluídos no rol de beneficiados, o valor vai aumentar, gerando mais incerteza no mercado.
Essa incerteza já foi vista na semana passada. Isso porque, logo após o Senado aprovar a PEC das Eleições, o dólar voltou a subir no mercado financeiro. De acordo com a reportagem da “Globo News”, isso acaba preocupando o Banco Central, visto que causa um aumento da pressão sobre a inflação, dificultando ainda mais o trabalho do Comitê de Política Monetária para reduzi-la.
Nesta segunda-feira (04), Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, se reuniu com alguns líderes partidários com o objetivo de acertar a estratégia de votação da PEC das Eleições. De acordo com o chefe da Casa, a ideia é votar a proposta ainda nesta semana.
Leia também: Governo pretende zerar a FILA DO AUXÍLIO BRASIL com uso da PEC dos Combustíveis