A delegação composta por deputados africanos, sob coordenação do neto do ex-presidente Nelson Mandela, Zwelivelile Mandela, visitou a Câmara dos Deputados.
Assim, reuniram-se na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (21), deputados brasileiros e deputados africanos, com a finalidade de buscar trocas de experiências, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar.
A equipe representante da Assembleia Nacional da África do Sul, está realizando visita ao nosso país, sob chefia do neto do ex-presidente africano, Nelson Mandela, o deputado Zwelivelile Mandela,. Ele pertence ao ANC (Partido Congresso Nacional Africano) e é presidente da Comissão de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural do Parlamento de seu país.
Quer entender o que esses deputados da África do Sul pretendem ao visitar o Brasil e especialmente ao realizar reunião conjunta com nossos deputados? Então, acompanhe a leitura desse texto, temos todas as respostas!
Interesses da delegação composta por deputados africanos
Vale informar que ZweliVelile Mandela demonstrou desejo de se inteirar dos projetos de governo que apoiam o comércio da produção de pequenos agricultores do Brasil. Também marcaram presença nessa reunião outros deputados vindos da África do Sul, integrantes dos partidos sul-africanos: DA (Aliança Democrática) e EFF (Combatentes da Liberdade Econômica).
Também esteve presente na reunião, o deputado Tião Medeiros (PP-PR), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. Assim, em suas declarações, disse que o encontro trouxe a possibilidade de trocar experiências e que a reunião poderá trazer contribuição para que as práticas do Brasil, possam servir de base para experiências iguais, na África do Sul. Segundo declarou o presidente da comissão, a finalidade da visita foi se inteirar das nossas experiências em relação à agricultura, e compreender como ela se organiza. E como destacou Tião Medeiros entender “de maneira muito particular, a agricultura familiar”.
Principais assuntos de interesse
De acordo com o deputado Tião Medeiros, entre os assuntos que despertaram a atenção dos deputados africanos estão:
- Os modelos de incentivos e auxílio técnico e econômico do governo brasileiro ao setor da agricultura;
- O amparo através da Emater, das extensões de campo;
- O acompanhamento da Embrapa nos procedimentos de criar condições técnicas para agricultura e formas de cultivos apropriados para cada bioma.
As impressões dos deputados africanos sobre a produção de orgânicos
Em seguida do encontro com os parlamentares do Brasil, Zwelivelile Mandela, ao participar de entrevistas, teceu elogios ao cultivo de produtos orgânicos que acontece nos assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil). A tradução das declarações foi feita por um dos assessores da própria delegação que acompanhava o deputado.
Além disso, o parlamentar Sul-africano, falou de suas impressões sobre o MST. E expôs que ficaram empolgados ao assistir um vídeo em que eles expunham as suas produções orgânicas, cujo cultivo e comércio, acontece aqui no país. Ele declarou acreditar, também, que esse é um ensinamento muito importante. Que pode, portanto, servir para “os povos indígenas e comunidades tradicionais da África do Sul”.
Por fim, o parlamentar, chefe da delegação de deputados africanos, se manifestou em defesa do fortalecimento das relações entre os Parlamentares do Brasil e de seu país (África do Sul), além do fortalecimento das parcerias nas esferas dos Brics (bloco formado pelos dois países em conjunto com Rússia, Índia e China).
Enfim, você considera que o intercâmbio entre deputados africanos e parlamentares brasileiros possa trazer benefícios ao Brasil? Comente conosco.