O deputado estadual de São Paulo Frederico d’Ávila (PSL) pode ter seu mandato suspenso. O motivo: ter xingado o papa Francisco de “vagabundo”. A suspensão foi uma recomendação da também parlamentar Marina Helou (Rede), relatora do processo que apura uma suposta quebra de decoro do suspeito.
Em seu parecer, Marina recomendou que o deputado seja suspenso por três meses. Agora, caberá ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidir se o processo deverá ou não seguir. A votação deve acontecer nesta segunda-feira (13).
Xingamento ao papa
A ofensa ao papa Francisco aconteceu em outubro deste ano quando o deputado, além de ter ofendido o líder máximo da igreja católica, também atacou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, Dom Orlando Brandes.
Na ocasião, o deputado se referiu a Orlando Brandes como “safado”, e ao papa como “vagabundo”. Além disso, ele também afirmou que a CNBB era um “câncer que precisa ser extirpado”. Tudo isso durante um discurso na Alesp.
Alguns dias depois, ele foi a público para pedir desculpas pelo o que ele chamou de “excesso”. Ainda no pronunciamento, ele afirmou que suas falas aconteceram muito por conta de problemas pessoais que ele havia enfrentado nos dias anteriores.
Mesmo com seu argumento, ele acabou recebendo cinco representações por quebra de decoro parlamentar. Após analisar o caso, Marina propôs, além da suspensão, que o deputado fique afastado de toda e qualquer atuação referente ao ofício parlamentar – sem receber salário.
Nesta segunda, o parecer deve ser votado pelos nove deputados do Conselho de Ética. Caso seja aprovado, o tema suspensão será encaminhado ao plenário da Casa. Para que ele seja de fato afastado, serão necessários no mínimo 48 votos a favor em plenário.
Leia também: Governo diz que vai editar portaria sobre o passaporte da vacinação
DEVERIA ESSA SENHORA DE PUTADA SE PREOCUPAR NO SEU MANDATO É RESOLVER CON SEUS PARCEIROS LEGISLATIVO É DE ACABAR COM A CRACOLÂNDIA! O CRIME organizado tá se explodindo de riquezas na venda de drogas!!