Um áudio machista atribuído ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) vazou nesta sexta-feira (04), causou polêmica e tem movimentado os bastidores do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Podemos, partido ao qual ele é afiliado, que estudam as medidas que serão tomadas por conta da gravação.
Guerra na Ucrânia terá corredor humanitário; entenda
No áudio em questão, o parlamentar, conhecido como ‘Mamãe Falei’, diz que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”. Esse áudio teria sido gravado diretamente da Ucrânia, onde o deputado afirma ter ido para auxiliar a população do país invadido pela Rússia.
“Vou te dizer, são fáceis porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, disse o deputado.
Em outro trecho da gravação, o parlamentar também cita as mulheres refugiadas, dizendo que, na fila tem mais mulheres bonitas do que nas filas de baladas brasileiras. “A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, afirmou o deputado.
https://twitter.com/Based_Brazilian/status/1499878402899296256
Repercussão do áudio do deputado
Logo após o vazamento, o mundo político e os internautas reagiram de forma negativa ao áudio do deputado, que hoje é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, partido que tem o ex-juiz Sergio Moro como pré-candidato à Presidência da República.
Em seu Twitter, o ex-ministro lamentou a declaração do colega de legenda e disse repudiar a fala de Arthur do Val, completando ainda que “jamais dividirá palanque com pessoas com esse tipo de comportamento”.
“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto”, disse o ex-juiz.
Além de Sergio Moro, milhares de pessoas também repudiaram as declarações, prova disso é que o nome de Arthur do Val estava em quatro das cinco hashtags mais comentadas no Brasil na noite desta sexta-feira.
Leia também: Ucranianos receberão visto de 180 dias e poderão pedir para viver no Brasil