Uma deputada do Partido Republicano polemizou ao dizer que vai trabalhar armada todos os dias no Capitólio em Washington. Ela postou um vídeo nas redes sociais explicando porque pretende fazer isso no seu ambiente de trabalho.
O vídeo acabou causando muita polêmica porque ela afirma que vai caminhar pelas ruas da cidade todos os dias com a arma na cintura. Lauren Boebert acabou de vencer a eleição para a Câmara pelo estado do Colorado.
Na prática, qualquer congressista de qualquer partido dos Estados Unidos pode ir ao Capitólio com uma arma. Mas isso acontece porque o Capitólio é um território federal. E por isso os deputados ganham essa liberdade.
Mas o fato é que o estado de Washington DC não permite o porte de armas sem o registro. Então na prática o deputado não pode levar a sua arma para o Capitólio se não fizer o registro do objeto na polícia da capital dos Estados Unidos.
Por isso, o chefe da polícia de Washington, Robert Contee, disse que vai entrar em contato com o gabinete da congressista. Ele afirmou que vai situar a deputada sobre as leis vigentes no Distrito de Columbia, que é onde fica o Capitólio.
Arma no Capitólio
“Ela estará sujeita às mesmas penas que qualquer outra pessoa que for pega em uma rua do Distrito de Columbia carregando uma arma de fogo ilegalmente”, disse o chefe da polícia em entrevista para um jornal local.
As armas acabam se tornando um assunto muito sensível nos Estados Unidos. Parte dos deputados afirma que o objeto faz parte de um direito fundamental de defesa e de liberdade. Outros deputados afirmam que a venda sem restrições facilita a vida de criminosos.