Aconteceu na sexta-feira (24) a cerimônia de possa de Chiara Biondini (PP), a deputada mais jovem do Brasil. O ato aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG), logo após a parlamentar completar seus 21 anos, que é a idade mínima para assumir o cargo.
Chiara Biondini, que agora ostenta o cargo de parlamentar estadual mais jovem do Brasil, foi uma das deputadas estaduais eleitas durante as eleições realizadas em outubro do ano passado. Ela só conseguiu assumir o cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por conta de uma decisão de Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permitiu a prorrogação da diplomação.
Em sua decisão, Alexandre de Moraes afirmou que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Minas Gerais previa a posse dos parlamentares até 30 dias depois da primeira Reunião Preparatória de Plenário da legislatura. Como a posse dos outros 76 eleitos aconteceu no último dia primeiro de fevereiro, Chiara Biondini, que ainda tinha 20 anos na data, poderia tomar posse até o próximo dia 02 de março.
No entanto, a posse pôde acontecer antes, visto que a jovem completou 21 anos na última quarta-feira (22) e, enfim, pôde assumir o cargo de deputada estadual por Minas Gerias. Nas redes sociais, a deputada, que é filha do deputado federal Eros Biondini (PL), comemorou sua diplomação e ainda agradeceu “as pessoas que acreditaram” em seu projeto e fizeram possível seu “sonho se tornar realidade”.
“Tomar posse nessa casa é uma grande honra para mim, e com isso quero reforçar meu compromisso com a política na sua mais nobre face, a da busca incansável pelo bem comum. Obrigada a todas as pessoas que acreditaram nesse projeto e fizeram possível esse sonho se tornar realidade”, afirmou a deputada em suas redes sociais.
Leia também: Governo estuda adicional no Bolsa Família para famílias com adolescentes; veja o valor