Carla Zambelli (PSL), deputada federal bolsonarista, criou neste domingo (06) um site que tem como foco prestar dicas a fim de orientar como driblar a exigência do passaporte vacinal da Covid-19 de escolas, creches e outros estabelecimentos. As orientações da parlamentar vão de encontro com a de especialistas, que garantem que a imunização contra o vírus é segura e recomendada. Isso, com base em evidências científicas.
Na visão da deputada, seu site tem como proposta “fortalecer a defesa da liberdade individual”. Carla Zambelli, que é uma das principais apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro (PL), também é, assim como o presidente, uma crítica da vacinação, sobretudo, a referente ao público infantil.
Todavia, diferentemente do chefe do Executivo, que nas últimas semanas tem moderado seu discurso anti-vacina depois que aliados insistiram para que ele parasse de criticar a imunização, a deputada continua firme e forte no seu discurso de que as pessoas devem ter o direito de não receberem a imunização.
Essa insistência da parlamentar pode ser, inclusive, prejudicial para ela no mundo político. Isso porque a moderação de Bolsonaro em seu discurso aconteceu justamente após o seu núcleo de campanha constatar que a campanha anti-vacinação tem impacto negativo nas pesquisas eleitorais.
Apesar de saber dos impactos nocivos em suas eventuais candidaturas, Carla Zambelli continua publicando sua opinião publicamente e, agora, com seu site chamado “Exijo Liberdade“, disponibiliza formulários que devem ser preenchidos por aqueles que não querem se vacinar.
Em sua rede social, ela afirmou que os documentos contêm bases jurídicas e científicas e serão entregues aos estabelecimentos que exijam a comprovação vacinal. Além disso, a parlamentar também publicou que “a medida é uma forma de garantir que as pessoas possam escolher se querem ou não se vacinar”. Hoje, no Brasil, a vacinação não é obrigatória. No entanto, alguns estabelecimentos podem exigi-la.
Leia também: ‘Tão asquerosa que nem merece comentário’, diz Bolsonaro sobre fala de Arthur do Val sobre ucranianas