A depressão acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ela não é caracterizada apenas pela tristeza constante. Na verdade, ela tem várias nuances. Dessa forma, pessoas que socializam, trabalham e sorriem o tempo todo, podem estar deprimidas. Veja abaixo o que é a depressão e alguns dos seus principais sintomas, e saiba identificar sua presença.
Saúde mental: o que é e como cuidar da sua
O que é a depressão
A depressão é um transtorno mental, caracterizado pela incapacitação da pessoa deprimida nas diversas áreas da vida. Para que ela seja identificada, seus sintomas devem ser mais do que ocasionais e durarem muito tempo. Por isso, se você sente os sintomas abaixo há alguns meses, fique atento!
Quais são os sintomas
Medo de serem um peso para quem as rodeia, é um dos sintomas comuns nas pessoas com depressão. A baixo auto estima, causada por esse distúrbio, faz com que a pessoa não enxergue como ela contribui positivamente na vida das pessoas ao seu redor.
Adquirir hábitos que não fazem bem, na tentativa de se distrair dos reais problemas, é outro sintoma da depressão. Alguns deles são fumar e beber muito, outros parecem mais inofensivos, como jogar jogos todo o tempo no computador. Há, ainda, as pessoas que compram muitas coisas, na tentativa de serem felizes.
A falta de perspectiva e de visão do futuro é outro sintoma muito comum nas pessoas com depressão. Isso porque elas não conseguem enxergar nenhum cenário positivo, nem fazer planos. Por isso, se sentem constantemente perdidas e vulneráveis.
Tratamentos naturais que você pode fazer em casa para diversas doenças
Uma pessoa deprimida se afasta das outras. Mesmo aquelas pessoas bastante sociáveis, aparentemente, criam barreiras entre elas e as outras. E isso gera um afastamento social gradual.
Pessoas deprimidas aumentam consideravelmente a sua alimentação, e ganham muito peso. Da mesma forma, elas podem deixar de comer e emagrecer rapidamente. Além disso, a insônia, ou o excesso de sono, são sintomas que aparecem com frequência na depressão.
Outro sintoma muito comum em pessoas deprimidas é a alta irritabilidade. Elas tendem a mudar de humor muito rápido, demonstrando estar muito felizes uma hora, e causando brigas por bobagens, na outra.
Como tratar a depressão
Primeiro, identifique se você ou pessoas próximas, apresentam um ou mais dos sintomas relatados acima com persistência. Em seguida, você deverá procurar um médico, de preferência um psiquiatra, para que ele faça o diagnóstico.
Isso porque a depressão pode ser ocasionada por diversos motivos, inclusive neurológicos, o que ele saberá identificar. Dessa forma, ele prescreverá para você o tratamento correto. Existem diversos tipos de medicação, cada uma adequada para um caso.
Se o médico disser que é necessário, tome os remédios que ele indicar, pelo período recomendado. Não desista antes. Os antidepressivos demoram, em geral, 15 dias para fazer efeito. Além disso, eles tendem a piorar um pouquinho os sintomas, dentro desses 15 dias, antes de começar a melhorá-los.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária