Desde o momento do início da gravidez até semanas após o parto o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças. Na maioria das vezes, os hormônios ditam as regras e fica difícil diferenciar certas emoções. Por isso, é preciso estar atenta aos sinais de depressão pós-parto e baby blues!
É natural sentir certa irritabilidade e tristeza nos primeiros dias após o parto, inclusive mais de 50% da mulheres sentem. Porém, se essa tristeza não passar e deixar a mulher incapacitada de desenvolver atividades básicas do dia a dia é preciso procurar ajuda médica.
Depressão pós-parto e baby blues
Na fase do pós-parto a mulher passa por uma deficiência hormonal, pois após dar a luz o nível de estrógeno e progesterona cai bastante. Assim, todo o corpo da mulher, mas principalmente o sistema nervoso central, vai sentir essa e tantas outras mudanças.
Importante conceituar o que é a depressão pós-parto e o que é o baby blues. O baby blues ou tristeza pós-parto é uma tristeza comum e natural, fisiológica. Ela acomete a mulher cerca de 3 dias após o parto e pode durar entre 7 a 15 dias, sendo que desaparece espontaneamente.
A depressão pós-parto é muito mais grave, visto que trata-se de uma tristeza que incapacita a mulher para realizar as tarefas mais básicas do dia a dia. Ela vai se instalando devagar e somente após 3 ou 4 semanas do parto é que se mostra perceptível.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do baby blues são o aumento da sensibilidade emocional, impaciência,
ansiedade, insônia e mudança brusca de humor. Na depressão pós-parto, os sintomas se assemelham ao da tristeza, mas pode acontecer também falta de concentração, isolamento social, ganho ou perda de peso.
Para amenizar os sintomas tanto do baby blues quanto da depressão pós-parto, procure alguém para conversar, não se isole ou guarde os sentimentos.
Leia também:
– Teste do pezinho e da orelhinha: para que servem?
– Milhares de vacinas falsas são confiscadas na China e África do Sul
Acesse o site do Brasil 123 diariamente para acompanhar todas as notícias sobre depressão pós-parto, bem como curta nossa página do Facebook para mais dicas de bem-estar e saúde!