O coco é um alimento bastante saboroso e versátil, logo, pode ser encontrado de diversas formas, podendo ser utilizado nas mais variadas receitas. Em um dia de sol muito quente e de praia, tudo o que as pessoas mais desejam é uma água de coco deliciosa e geladinha, não é mesmo? Mas você sabe como abrir como? Depois que aprendi a abrir coco desse jeito, nunca mais fiz de outra forma.
Para quem nunca abriu um coco seco na vida, isso pode ser um grande desafio. Porém, existem diversas formas fáceis e práticas que podem te ajudar a abrir a fruta corretamente, assim, você aproveita todos os benefícios dela.
Então, se você comprou alguns cocos no supermercado ou tem alguns em casa e não sabe como abrir, não se preocupe mais. Aqui você entenderá como abrir coco de uma maneira fácil e prática, continue lendo e entenda tudo o que você precisa saber.
Depois que aprendi a abrir coco desse jeito, nunca mais fiz de outra forma
Aqui você irá aprender um passo a passo para abrir o seu coco da melhor forma possível. Primeiro, é necessário realizar um buraco na região superior da fruta. Geralmente, essa área conta com duas entradas, sendo que uma delas é um pouco mais fraca: encontre-a e faça um orifício utilizando uma faca.
Depois vire o coco em um copo e extraia toda a água que estiver no interior da fruta. Para amolecer a casca do coco utilizando o forno, é necessário remover toda a água.
Como abrir coco utilizando o forno?
Primeiro, é necessário pré-aquecer o forno. Para amolecer bem o coco é necessário que a temperatura do forno esteja alta, em torno de 190ºC. Então, coloque a fruta em uma forma e leve ao forno, deixando lá por um tempo de 10 minutos, ou até que a fruta apresente rachaduras.
Se o coco não apresentar rachaduras depois do tempo pré-determinado, deixe-o mais tempo no forno, mas não se esqueça de observar sempre para que não passe do ponto. O próximo passo consiste na remoção do coco do forno. Então, retire-o e envolva-o em um pano de prato. Assim que o coco começar a rachar, remova a assadeira do forno e aguarde até que ela esfrie, isso leva cerca de dois a três minutos.
Ainda com o coco envolto no pano de prato, coloque-o em uma saco e dê um forte golpe sobre a sua casca, a fim de que ela se rompa. Feche o saco e bata contra uma superfície mais dura. Para separar a polpa e a casca da fruta, o ideal é que você coloque uma faca entre as duas. Para isso, é necessário ter firmeza, mas a separação ocorrerá facilmente.