A dívida caducada faz com que, após 5 anos, o nome do cidadão não fique sujo para consultas de outras instituições. No entanto, não é possível dizer que a dívida expira após esse tempo.
Desse mesmo modo, é necessário ressaltar que o cidadão que deseja se livrar totalmente da dívida, precisa saber que isso é possível mediante pagamento. Todavia, o nome no órgão de proteção ao crédito fica limpo para consultas de outras instituições ou comércios.
Conheça os estágios da dívida
No momento em que o cidadão compra algo ou contrata algum tipo de serviço e promete pagar depois é feita a dívida. Nesse caso, seja em parcelas, prazos ou financiamentos, por exemplo.
Por se comprometer, ele tem o dever de pagar essa dívida conforme combinado. Contudo, muitas vezes, o pagamento pode ficar difícil por vários motivos. Com isso, quando não consegue pagar, seja por qual motivo for, a dívida entra no sistema do Serasa e o cidadão fica negativado.
Dessa forma, o período de negativação é onde o nome da pessoa fica sujo para consultas por outras instituições e, dificilmente, ele conseguirá crédito ou realizar alguma outra compra no prazo.
Existem três estágios das dívidas, sendo:
Dívidas parceladas: onde o cidadão tem a dívida, mas está dentro do prazo devido;
Dívidas atrasadas: nesse caso, o cidadão está com a dívida em atraso, mas ainda não negativou;
Dívida negativada: quando fica em atraso por muito tempo e o nome fica sujo.
Entenda a dívida caducada no Serasa
A dívida caducada não gera ao consumidor negativação. Ou seja, ela já passou o tempo devido e o cidadão não fica com o nome sujo por causa dela mais. Dessa forma, ao se passarem 5 anos, a dívida caduca.
Mesmo assim, após caducar e não gerar mais negativação ao consumidor, é importante dizer que a dívida não desaparece. Porém, se outras instituições consultarem o nome do cidadão no Serasa, ele não verá mais dívida, pois ela ainda existe, mas de uma forma interna. Contudo, fica como uma parte não cumprida do acordo com a empresa.
Além disso, devido ao fato de algumas empresas terem um relacionamento interno, conversando entre si, ao procurar referências do cliente, a instituição pode informar o acordo não cumprido.
Vale ressaltar também que a empresa credora ainda pode cobrar essa dívida ao consumidor, o nome só não ficará sujo no órgão de proteção ao crédito.
O que é uma dívida que prescreveu?
Quando a dívida atinge o prazo em que a Justiça não pode mais cobrar por ela, é chamada de dívida prescrita. Sendo assim, ela continua existindo, porém, o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra aquele cliente.
Contudo, é importante dizer que não existe um prazo específico para a prescrição da dívida acontecer. Embora elas caduquem em 5 anos, a prescrição pode ter tempos diferentes para cada tipo de dívida.
Além disso, mesmo a dívida sendo caducada e prescrita, ela ainda pode gerar cobranças informais, pois, a única forma de encerrar a dívida é realmente pagando.
Como acabar com as dívidas?
A melhor maneira de acabar com as dívidas é se organizando financeiramente e pagando, nem que seja aos poucos. Sendo assim, ter um planejamento financeiro é fundamental.
O cidadão que quiser se organizar pode começar negociando suas dívidas com a empresa credora. É importante destacar que todas as empresas conseguem facilitar a vida do cidadão no momento do acordo. Afinal de contas, elas querem receber.
Dessa forma, basta entrar em contato diretamente com a empresa ou entrar no site do Serasa para verificar as informações necessárias e também, possíveis acordos. Além disso, todos os anos a Serasa lança uma promoção para facilitar a negociação e diminuir o valor da dívida que pé o Feirão Serasa Limpa Nome.
Na própria plataforma do Serasa, é possível realizar a negociação. Para isso, basta acessar o site e entrar com o número do CPF e senha. Quem ainda não for cadastrado pode fazer o cadastro na hora, pois é bem simples.
Depois, o consumidor pode escolher a dívida que deseja negociar e clicar na opção mais favorável para ele. Em muitos casos, a dívida pode ser parcelada em até 12 vezes.
Além disso, nesta edição do Feirão da Serasa é possível pagar com o Pix, além de imprimir boletos bancários também.