A dependência emocional acontece quando uma pessoa depende de outra, ou de outras, para ser feliz, ou seja, ela sente que precisa da outra para dar sentido à sua existência. Essa pessoa acaba fazendo tudo em função de outras e se colocando de lado. Veja quais as características de uma pessoa dependente, abaixo:
Motivação: como conquistar a sua e mantê-la a longo prazo
Carência
A pessoa que sofre com dependência emocional, não consegue ser feliz, a menos que a outra esteja com ela. Ela deposita sua fonte de felicidade externamente, em alguém que não é ela. Dessa forma, ela precisa estar acompanhada da pessoa da qual ela depende o tempo inteiro, sendo considerada chata e grudenta, pelas pessoas ao seu redor. Uma pessoa que sofre com esse mal tem uma necessidade enorme da outra, o que foge completamente ao que é saudável.
Falta de independência
Uma pessoa que é dependente emocionalmente, não consegue se tornar independente em nenhuma área da vida. Como ela sente que não consegue fazer nada sozinha, ela faz o possível para estar sempre com alguém. Dessa forma, ela evita qualquer situação difícil, mesmo que seja fácil para outras pessoas resolverem, porque isso causa ansiedade nela. Depender de outra pessoa para escolher, ou tomar decisões afasta também que as consequências negativas sejam culpa dela, porque foi outra pessoa que resolveu a situação.
Ela faz da outra pessoa sua base e sua vida
As pessoas que sofrem com a dependência emocional colocam a responsabilidade de decidir qualquer coisa da sua vida, em outra pessoa. Dessa forma, ela não sabe viver sem ela, nem como agir quando ela não está por perto. Como essa pessoa fornece todo apoio para ela, ela não vê saídas quando está desacompanhada.
Persuasão: saiba o que é e veja dicas de livros para trabalhar a sua
Características de uma pessoa com dependência emocional
Pessoas que sofrem com o mal de dependerem das outras, até mesmo nas coisas mínimas, não sabem o que querem. Elas não se conhecem e não conseguem tomar decisões, porque não sabem o que é bom para elas. Elas depositam em outra pessoa a confiança para decidir qual é o melhor caminho a seguir.
Dessa forma, essas pessoas sempre precisam de conselhos. Outra coisa que faz elas buscarem a opinião alheia sempre, antes de tomar decisões, é que elas não se acham capazes de decidir, nem de tomar as rédeas da própria vida. Elas têm tanto medo de errar, que preferem se abster, deixando nas mãos das outras pessoas escolher qual o melhor caminho para elas.
Como tratar
Não há outro caminho para tratar a dependência emocional que o autoconhecimento. Ele proporcionará o equilíbrio necessário à pessoa que sofre com dependência emocional porque ela conhecerá os seus pontos fortes e poderá apoiar-se nele. Uma atitude que pode ajudar muito é começar psicoterapia, para trabalhar a sua autoestima e o seu autocontrole. Dessa forma, aprender quem você é e saber o que é capaz de fazer é essencial para depende emocionalmente apenas de si mesmo.
Decoração fora de moda: veja essa lista para não utilizar na sua casa