A dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Porém, apesar de serem transmitidas pelo mesmo vetor e possuírem sintomas semelhantes, elas possuem algumas diferenças. Neste post, confira diferenças e sintomas. Veja aqui no Brasil 123.
A dengue é uma doença que ainda é causa de muitas mortes no Brasil. Sua transmissão, como dito no início, ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Então, para realizar a prevenção dessa doença é necessário evitar que o mosquito consiga se desenvolver. Para isso, é preciso evitar água parada, pois, ele deposita seus ovos em recipientes com água parada.
Inicialmente, a doença mais alarmante foi a dengue. No entanto, posteriormente, foi descoberto que o Aedes aegypti também transmite zika e chikungunya. Portanto, descubra a diferença e os sintomas dessas três doenças.
Dengue, Zika e Chikungunya: confira diferenças e sintomas
Apesar de a dengue, zika e chikungunya apresentarem sintomas parecidos. Como febre, dor de cabeça e dores nas articulações. Existem alguns sintomas que nos permitem diferenciar ambas.
Sintomas da dengue
Um indivíduo com dengue pode apresentar febre alta, intensa dor de cabeça e dor atrás dos olhos, ausência de fome, manchas na pele, enjoos e vômitos, tontura, fadiga, dor pelo corpo e dor nos ossos e articulações.
Sintomas da Chikungunya
A chikungunya possui um sintoma bastante característico: a artralgia, que são dores intensas nas articulações. Essas dores são ainda mais intensas na região dos pés e mãos. Além disso, a rigidez e o edema podem acompanhar esses sintomas.
Indivíduos acometidos pela dengue e zika também podem apresentar essas dores. Porém, de forma menos intensa. Pois, enquanto o paciente com dengue ou zika sente dores de leves a moderadas. Uma pessoa infectada com chikungunya apresenta dores bastante intensas. Sendo impedido de realizar tarefas comuns do dia a dia.
A respeito da febre, pessoas com dengue e chikungunya costumam apresentar febre alta. Geralmente a febre inicia de forma repentina e já com 39ºC.
Sintomas da Zika
Como dito anteriormente, indivíduos com zika podem apresentar dores nas articulações. Porém, essa dor tem intensidade de leve a moderada. Não é tão intensa como na chikungunya.
A respeito da febre, uma pessoa acometida com zika apresenta febre baixa. Ou em grande parte das vezes, tampouco apresentam febre. Assim, os sintomas do vírus zika possuem manifestação leve. E em alguns casos, o paciente pode não apresentar sintoma algum.
Mas há uma característica que é a chave para diagnosticar essa doença e que pode aparecer logo no primeiro dia da infecção: o rash cutâneo e o prurido. São manchas vermelhas que aparecem na pele e causam intensa coceira. Inclusive, existem pessoas que encontram dificuldade para dormir devido a essa coceira.
Além disso, essas doenças possuem a característica de causar vermelhidão nos olhos dos indivíduos acometidos. Mas, na dengue os olhos ficam doloridos. Já na zika ou chikungunya os olhos ficam vermelhos, como uma conjuntivite ausente de secreção.
De todas essas doenças, a dengue é a mais perigosa. Ela causa inúmeras mortes. Enquanto mortes por chikungunya são raras e não há relato de morte devido à infecção por zika.