A Gol Linhas Aéreas reportou um crescimento de 113,9% da demanda por voos em março deste ano. O indicador é medido por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês). A saber, o avanço ocorreu na comparação com o mesmo mês de 2021.
Em suma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 em março de 2020, afetando fortemente o setor aéreo mundial. Isso fez os dados afundarem nos primeiros meses da crise sanitária.
No entanto, a situação ficou ainda mais séria em 2021 devido à variante Delta, que elevou expressivamente o número de casos e mortes em todo o planeta. Por isso que os dados estão muito elevados na base anual, visto que a base comparativa estava bem fraca em março do ano passado, período em que o país sofreu com a segunda onda da Covid-19.
A Gol também informou que a oferta cresceu 93% na base anual. Aliás, esta oferta é medida pelo indicador assento por quilômetro oferecido (ASK, também na sigla em inglês). Já a taxa de ocupação das aeronaves teve um avanço firme de 7,8 pontos percentuais em relação a março de 2021, para 79,5%.
Veja dados do primeiro trimestre da Gol
A Gol ainda revelou que a demanda fechou o primeiro trimestre em alta de 46,5% em relação ao mesmo período de 2021. Da mesma forma, a oferta de assento também cresceu entre janeiro e março (44,4%), enquanto a taxa de ocupação avançou 1,1 ponto percentual, para 81%.
Além disso, o número de passageiros transportados saltou 50% nos três primeiros meses deste ano, para 6,746 milhões. Ao considerar apenas março, 2,093 milhões de passageiros foram transportados pela Gol, crescimento de 123,3% em relação a março de 2021.
Já as decolagens totalizaram 48,7 mil no trimestre, das quais 15,2 mil ocorreram apenas em março. Nesses casos, os avanços foram de 48,3% e 101,5%, respectivamente, na base anual. Aliás, os dados mais firmes em março refletem a recuperação do setor aéreo do país, que sofreu fortemente nos dois últimos anos.
Por fim, a Gol realizou 766 decolagens para o exterior no primeiro trimestre. Deste total, 262 voos internacionais ocorreram apenas em março. A taxa de ocupação ficou em 75,6% no trimestre e em 78,0% em março, na base anual.
Leia Também: Guerra trouxe ‘consequências positivas’ para o Brasil, diz Mourão