De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a demanda por bens industriais subiu 0,6% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Com o resultado, o nível alcançado no trimestre móvel teve alta de 6,6% em relação a dezembro de 2020.
Por outro lado, em relação a janeiro de 2020, houve uma redução de 0,9 ponto percentual (p.p.) na demanda. Em suma, o indicador do Ipea mede a demanda por bens industriais, considerando a produção interna que não é exportada, somada às importações.
Além disso, o levantamento mostra que as importações de bens industriais apresentaram uma queda firme de 3,6% em janeiro. No entanto, a produção desses bens industriais avançou 0,9%.
Em relação às grandes categorias econômicas, o desempenho foi heterogêneo. Nesse caso, os destaques positivos ficaram com bens duráveis e intermediários, que avançaram 3,1% e 0,7%, respectivamente. Em contrapartida, a demanda por bens de capital, um dos componentes do investimento, teve um tombo expressivo de 28%. Apesar dessa retração, registrou alta de 10,4% em relação a janeiro de 2020.
Veja mais detalhes que puxaram a demanda
Ainda segundo o Ipea, tanto a indústria de transformação quanto a extrativa mineral registraram taxas positivas. A primeira subiu 0,4% na comparação com dezembro, enquanto a segunda disparou 17,4% no primeiro mês de 2020.
Outro dado importante é em relação aos setores produtivos: houve melhora em apenas 8 dos 22 segmentos analisados na comparação com dezembro. Isso provoca uma redução do índice de difusão, de 73% para 36%. Em resumo, as maiores altas ficaram com os segmentos de celulose (2,4%) e couro (2,1%).
Já em relação a janeiro de 2020, o resultado ficou bem melhor, com avanço em 13 segmentos. Os destaques, aqui, ficaram com os segmentos de metais (19,6%) e metalurgia (16,3%). No acumulado de 12 meses, apenas 7 segmentos registraram taxas positivas. Nesse caso, o de farmoquímicos (3,3%) foi o destaque.
Por fim, o Indicador do Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais acumula uma queda de 5,8% nos últimos 12 meses, encerrados em janeiro.
LEIA MAIS
Dólar tomba nesta quinta (11), com aprovação do plano fiscal dos EUA
Ibovespa sobe quase 2% nesta quinta (11), com otimismo externo