O procurador da República e ex-líder da força-tarefa de procuradores do Ministério Público que atuavam na Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, voltou a falar sobre a situação do combate à corrupção no Brasil com o fim da operação. As mensagens foram publicadas por Dallagnol em seu Twitter no último sábado (13). Além das mensagens ele também compartilhou uma entrevista que concedeu para o jornal Folha de São Paulo. Na entrevista Deltan falou de forma mais aprofundada sobre o que ele falou nas redes sociais.
“Não houve mudanças sistêmicas e estruturais necessárias para fortalecer a integridade no país e, paulatinamente, agentes e partidos políticos envolvidos com a corrupção retomaram espaços de poder.”, criticou o procurador. Na opinião de Deltan Dallagnol houve um enfraquecimento progressivo da pauta anticorrupção no Brasil. Ele também aponta que não ocorreram mudanças suficientes na estrutura da sociedade brasileira para garantir que nomes investigados por corrupção não retomassem o poder perdido.
Não houve mudanças sistêmicas e estruturais necessárias para fortalecer a integridade no país e, paulatinamente, agentes e partidos políticos envolvidos com a corrupção retomaram espaços de poder.https://t.co/qgOz5T1FGP
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) February 13, 2021
Cinismo x realismo
Deltan Dallagnol afirma que como resultado desta apatia, o Brasil vivencia o crescimento de um cinismo que não permitirá que o Brasil rume para nenhum destino atraente. O procurador indicou que há uma necessidade também que a população mantenha o realismo sem perder a esperança numa possibilidade de futuro melhor e o combate à corrupção.
Como resultado, há uma certa apatia ou mesmo cinismo, que não nos levarão a lugar algum que seja bom. É preciso sermos realistas, mas mantermos a esperança e o bom combate.
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) February 13, 2021
Apoio Popular
Assim como já havia feito anteriormente nesta mesma semana, Deltan Dallagnol voltou a reforçar a existência de um rande apoio popular em relação a Operação Lava Jato. Segundo dados da última pesquisa Exame, 80% da população brasileira apoia a Lava Jato e solicita mais justiça e empenho no combate à corrupção. “Em muitos lugares a grande corrupção reduziu como fruto de amadurecimento geracional e civilizatório. É um trabalho permanente”, afirmou o procurador.
As falas de Deltan ocorreram em uma semana em que a Operação Lava Jato voltou a ser duramente criticada, pois o Supremo Tribunal Federal votou de forma favorável pelo direito da defesa do ex-presidente Lula em obter acesso a mensagens trocadas entre ele e o ex-juiz Sérgio Moro.
O apoio de 80% da sociedade à Lava Jato mostra q existe uma demanda clara por +justiça e integridade, q deve ser canalizada de algum modo p/ transformação Em muitos lugares a grande corrupção reduziu como fruto de amadurecimento geracional e civilizatório É um trabalho permanente
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) February 13, 2021
O povo não é Burro, ja esperávamos q dessem fim a Lava Jato, esse STF tbm é corrupto, era isso q os políticos TB queriam, e assim todos roubam juntos e impunemente. Pq são eles q fazem o sistema . No dia em q o POVÃO, souber da força q tem , vai pra rua e resolve essa PARADA!