Se já existem perigos obscuros presentes na internet e formas de navegação comuns, imagine então o que pode ser encontrado na Deep Web ou Dark Web. O primeiro passo para o acesso é baixar o Tor, que possui versões para Windows, Mac e Linux. Após isso, basta ir em busca das informações que busca. É neste local em que o mais imprevisível ocorre: assassinos de aluguel, vendas de órgãos e até mesmo compras de arquivos ou livros proibidos. Para encontrá-los, não basta apenas pesquisar em uma procura tradicional no Google.
Vale ressaltar que nem sempre há informações ruins e ilícitas. É possível encontrar materiais para estudo e análise, por exemplo. Mas, para isso, é necessário ter muito cuidado: a rede está recheada de vírus e hackers prontos para obter todos os dados que conseguirem. Neste caso, a consequência pode ser inevitável, variando desde golpes financeiros, divulgações de fotos encontradas nas nuvens da conta, vendas de informações e chantagem.
É possível encontrar fóruns de todos os tipos, até mesmo de golpes extremistas de Estado. O mais comum é a pornografia infantil juntamente com a venda de drogas ilegais. As informações que possuem nestas duas redes, podem levar vidas e empresas à falência.
É crime acessar a Deep Web?
Acessar a Deep Web não é algo de outro mundo e é relativamente simples, apesar de perigosa. Muitos sites de tecnologia alertam sobre o caso devido a facilidade que os hackers do local possuem em instalar vírus e programas em seu computador com apenas um clique. Dessa forma, conseguem roubar todas as informações, inclusive cartão de crédito e senhas.
Não existem leis que proíbem os brasileiros de acessar a plataforma através do Tor. Contudo, caso ocorram imprevistos, acaba se tornando quase que impossível identificar quem foi o responsável, principalmente porque todos possuem o anonimato e ocultam o IP.
Atualmente, inúmeros canais do Youtube que abordam sobre curiosidade, já abordaram sobre o caso. Um exemplo bem famoso é o “Você Sabia?” que já chegou aos 8 milhões de views. Segundo os Youtubers, os bilhões de páginas que são catalogadas pelo Google não chegam a 1% de tudo o que existe na Dark Web ou Deep Web. Isso ocorre porque boa parte das empresas guarda informações na plataforma.