Em razão do alto número de acessos nesta segunda-feira (7), o primeiro dia de liberação, o download do programa gerador da declaração do imposto de renda pessoa física (IRPF) 2022 está apresentando instabilidade.
Diante desse cenário, a Receita Federal informa que a situação já está sendo tratada e recomenda que os contribuintes aguardem e tentem novamente em novo horário caso não consigam concluir o acesso ao programa.
Prazo para entrega do imposto de renda 2022
O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2022 vai até o dia 29 de abril neste ano. A expectativa da Receita Federal é de receber 34,1 milhões de declarações, o mesmo número de 2021.
Vale destacar que aqueles que entregam nos primeiros dias do prazo têm mais chances de entrar também nos primeiros lotes de restituição.
Dessa forma, a recomendação dos especialistas é se antecipar e já separar todos os documentos necessários o quanto antes, para garantir a melhor restituição ou menor pagamento, além de minimizar os riscos de cair na malha fina.
Lotes de restituição
De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias: 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
Declaração pré-preenchida do imposto de renda
A declaração pré-preenchida estará disponível a partir do dia 15 de março. Conforme informações da Receita, esse tipo de declaração traz diversas informações úteis que facilitam o preenchimento.
A saber, desde o ano passado, a modalidade está disponível para contribuintes que tenham conta gov.br, além daqueles que possuem certificado digital.
É preciso saber que para ter acesso em 2022, o contribuinte deverá ter contas com nível ouro ou prata.
Veja ainda: Auxílio Brasil: Governo vai pagar benefício para gestantes; veja detalhes