O Governo Federal anunciou que o pagamento do décimo terceiro dos aposentados começará de forma antecipada em 2022. Dessa forma, os beneficiários do INSS receberão os valores ainda nesse mês, com os pagamentos iniciando no dia 25 de abril, uma segunda-feira. Ainda, é preciso saber se você se encaixa nos requisitos para receber o valor.
Por isso, nesse texto vamos falar sobre a antecipação do décimo terceiro dos aposentados, bem como citaremos as datas de pagamento e como você faz para receber esses valores.
Décimo terceiro dos aposentados em abril
O Governo Federal antecipou para abril o início o décimo terceiro dos aposentados. Os pagamentos iniciarão no dia 25 desse mês e devem se estender até o dia 6 de maio. Ainda, o INSS vai pagar em duas parcelas apenas para os beneficiários que recebem valores iguais ou maiores a um salário mínimo.
Vale lembrar que essa mesma medida foi adotada em 2020 e 2021 como uma forma de diminuir os impactos da pandemia na economia. Agora, o governo adota a medida como forma de recuperar o país, que sofre com a alta inflação e o alto desemprego. Dessa forma, o décimo terceiro dos aposentados seria um impulso à economia, dado que o dinheiro é, muitas vezes, usado para fazer compras, principalmente no setor do varejo.
Contudo, especialistas afirmam que os aposentados devem usar o valor para outras finalidades, dado que pesquisas apontam que os brasileiros estão com uma situação financeira delicada. Por conta disso, quitar as dívidas e investir o restante seria a melhor opção. Por outro lado, não são todas as pessoas que vão receber o décimo terceiro. Isso porque existem categorias de recebimento, que constam nos planos do governo.
Quem receberá o valor?
As regras do INSS são bem claras ao especificar o pagamento do décimo terceiro dos aposentados. Com isso, é importante ficar atento à lista de pessoas que receberão o valor. São aquelas pessoas que fazem parte do sistema de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Para demais benefícios, não há a previsão de pagamento.
Além disso, existe um cronograma de pagamento que o governo fará. Dessa forma, o INSS utiliza o dígito final do benefício para ordenar os pagamentos. Cada dígito final terá um dia específico para receber o décimo terceiro. Dessa forma, benefícios com final 1 receberão no dia 25/04 (segunda-feira), enquanto os benefícios de final 2 receberão no dia 26/04 (terça-feira). Quem tem final 3, 4 e 5 receberá nos dias 27/04 (quarta-feira), 28/04 (quinta-feira) e 29/04 (sexta-feira), respectivamente.
Ainda, quem tem o final do benefício de 6, 7, 8, 9 ou 0, receberá o décimo terceiro nos dias 02/05 (segunda-feira), 03/05 (terça-feira), 04/05 (quarta-feira), 05/05 (quinta-feira) e 06/05 (sexta-feira), nessa ordem. Para quem tem benefícios acima de um salário mínimo, haverá o pagamento da segunda parcela. Ela ocorrerá nos seguintes dias: final 1 e 6 recebem no dia 02/05 (segunda-feira), final 2 e 7 recebem no dia 03/05 (terça-feira), final 3 e 8 no dia 04/05 (quarta-feira), final 4 e 9 no dia 05/05 (quinta-feira) e final 5 e 0 recebem no dia 06/05 (sexta-feira).
O valor entrará na mesma conta do recebimento do benefício durante todo o ano. Dessa forma, quem já recebe a aposentadoria não precisa fazer nada para receber o décimo terceiro dos aposentados na conta.