Padronização de compras através da modalidade débito online traz benefícios tanto para os consumidores quanto para os vendedores, segundo o presidente da Mastercard Brasil.
Apesar de já ter a sua utilização por alguns sites que realizavam a negociação entres os bancos, com a padronização, a comprar torna-se mais fácil e segura.
Quer saber tudo sobre essa modalidade de débito? Continue a leitura desse texto até o final!
O que é débito online?
O débito online é uma maneira de realizar compras à vista sem sair de casa. Compras online com o cartão de débito funcionam da mesma maneira que as compras online com o cartão de crédito.
Assim, essa é uma opção para as pessoas que não desejam comprar no prazo ou que não possuem cartão de crédito. Bem como para as situações em que já atingiram o limite.
Padronização do débito online
A padronização do débito online foi uma realização da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Dessa forma as pessoas poderão realizar compras de até 300 reais sem precisar autenticar, ou seja realizar biometria ou inserir a senha.
Antes mesmo de a Abecs realizar essa regulamentação, algumas empresas já aceitavam pagamentos através do cartão de débito, no entanto a negociação era apenas entre os bancos.
É importante ressaltar que, anteriormente a esta padronização, as compras com débito online já estavam crescendo. Segundo a Abecs, no primeiro trimestre deste ano as transações com cartão de débito na Internet atingiram os 2,5 bilhões de reais. Um acréscimo de 2% e 108 milhões de pagamentos, um acréscimo de 13%.
Como é possível utilizar o débito online?
Em primeiro lugar, é necessário que as bandeiras realizem a aprovação das empresas. Para que isso ocorra, é necessário que elas cumpram alguns requisitos, por exemplo, não possuam fraudes em seu histórico.
Para realizar as compras, o processo é semelhante ao das compras online feitas com o cartão de crédito. Antes de mais nada, é preciso escolher a opção de “cartão de débito” como forma de realizar o pagamento. Em seguida, basta inserir as informações que o site solicitar para que seja possível efetivar o pagamento. Por fim, para as compras com valor maior que trezentos reais, há a necessidade de inserir a senha ou realizar a biometria.
O que disse Marcelo Tangioni sobre a padronização?
Segundo Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil, a padronização do débito online trará benefícios para ambos os lados. Uma vez que irá impulsionar as vendas para as empresas e tornará mais fácil e segura a compra para aqueles que desejam realizá-la. Ele também afirmou que esta modalidade é fruto de um trabalho em conjunto do setor de pagamentos para que essa modalidade possa crescer.
Outro ponto que Tangioni destacou é que, uma das vantagens que as pessoas poderão acessar, é a pontuação exclusiva para compras feitas por meio do cartão de débito.
Você acha que a padronização do débito online trará benefícios aos consumidores? Compartilhe conosco a sua opinião deixando um comentário abaixo!