Muitas pessoas acham que, para ganhar muito dinheiro com o mercado financeiro, é preciso investir em ações e ativos de risco. De fato, a maior rentabilidade vem com um maior risco, mas existem formas de diminuir as chances de perda e continuar com rendimentos altos. Estamos falando das debêntures, que ainda não são populares, mas pagam excelentes taxas para o investidor.
Como toda renda fixa, as debêntures funcionam como empréstimos e, por isso, são mais seguras que ações. Além disso, elas possuem diversas categorias, o que permite que você diversifique ainda mais seus investimentos. Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar esse tipo de produto.
Como funcionam as debêntures?
As debêntures são ativos de renda fixa que permitem que os investidores emprestem dinheiro para as maiores empresas do país. Dessa forma, elas possuem um funcionamento parecido com o CDB, mas a diferença entre esses dois produtos pode ser decisivo para que você escolha um ou outro. De maneira geral, os fundos de investimentos preferem as debêntures.
Isso porque elas são formas de você emprestar dinheiro para diversas empresas do mercado brasileiro. Por outro lado, no CDB você empresta dinheiro apenas para bancos. Com isso, o risco que você corre é menor, dado que os bancos, em tese, são mais seguros. Contudo, fazer uma carteira de várias debêntures trará o mesmo risco, mas com retornos bem maiores.
Atualmente, existem 4 tipos de debêntures. O primeiro tipo é a simples, que promete um retorno específico e, depois do prazo, paga os rendimentos mais o valor investido. Na debênture conversível, você pode trocar o valor dos rendimentos por ações da empresa que emitiu o título. Na permutável funciona da mesma forma, mas as ações podem ser de qualquer empresa do mercado financeiro. Por último, as debêntures incentivadas são usadas por empresas de infraestrutura e são isentas de imposto de renda, seguindo leis do Governo Federal. O prazo de todas elas vai de 2 anos até prazos maiores, como 15 anos.
Como investir nelas?
Se você quer investir nas debêntures, primeiro você precisa conhecer bem esse mercado. Para isso, você precisa estudar a empresa que emitiu o título, saber o tipo do papel, que citamos acima, e ver os prazos e o indexador. Caso você não entenda sobre isso, você pode falar com um especialista em investimentos. Posteriormente, precisará ir a uma corretora.
Isso porque elas não disponibilizam, de forma geral, esses ativos aos investidores. O principal motivo é que poucos investidores comuns investem nelas, ficando restrito apenas a grandes fundos de investimentos. Contudo, com R$100,00, aproximadamente, você consegue investir em produtos mais sofisticados e fazer uma carteira de renda fixa com melhores retornos. Vale lembrar que, ao comprar debêntures, é preciso diversificar, diferentemente dos CDB, onde comprar de bancos maiores já traz segurança.
Além disso, você precisa entender que as debêntures são investimentos de longo prazo e, por isso, não podem ser sacadas antes do vencimento. Dessa forma, invista apenas o dinheiro que você não precisará nos próximos meses. É uma excelente forma de investir para os filhos, por exemplo.