Dois debates foram cancelados na Câmara essa semana. Assim, o debate que pretendia discutir ações das Big Techs e também o que pretendia discutir o acesso de pessoas idosas ao Esporte com previsão de acontecer neste dia 12 (quarta-feira) teve o anúncio de cancelamento.
A solicitação do debate que tratava de assuntos referentes à intervenção das Big Techs na aprovação do PL da fake news partiu do deputado Ivan Valente do PSOL de São Paulo. De acordo com ele, a empresa Google veiculou campanhas publicitárias contrárias ao projeto de lei. Ainda segundo ele, outras empresas como: Twitter, Spotify e Meta atuaram demonstrando abusos de poder econômico. Além disso, espalharam desinformação a respeito da lei.
Quanto ao debate que pretendia discutir o acesso de pessoas idosas ao Esporte era uma audiência conjunta entre as comissões do Esporte e Saúde e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Quer saber mais sobre os dois debates que foram constelados na câmara. Continue a leitura do texto até o final!
Pessoas idosas no esporte, um dos debates cancelados na câmara
Esse debate, que era uma ação conjunta entre duas comissões da Câmara dos Deputados, pretendia discutir estratégias que fossem capazes de trazer melhorias na questão da adesão e do acesso de idosos em atividades que proporcionam a prática de esportes.
Desse modo, a discussão era uma sugestão de Flávia Morais, deputada pelo Partido Democrático Trabalhista de Goiás.
Segundo afirmações da parlamentar, a população, tanto mundial, quanto a brasileira vem apresentando um aumento em relação às pessoas idosas. Nesse sentido, a deputada argumenta que é importante a existência de ações que busquem tornar este público cada vez mais ativo e engajado. Assim a presença das pessoas idosas em atividades relativas ao esporte e ao lazer, representa a garantia dessa condição.
Ações das Big techs, outro tema que seria debatido nos debates cancelados na câmara
Essa discussão aconteceria na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Primordialmente, o debate discutiria a forma como as Big Techs agiram para manipular a votação do PL 2630. Essa lei tratava de assuntos referentes a fake news.
A proposta da discussão é do deputado Ivan Valente que afirma que grandes empresas como Google, Spotify, Meta e Twitter atuam usando o seu poder econômico para influenciar tanto a opinião pública, quanto de parlamentares em relação ao PL das fake news.
Além disso, o parlamentar afirma que na véspera do anúncio da votação do Projeto de Lei 2630 houve espalhamento de informações falsas sobre o PL. Ou seja, essas empresas buscaram espalhar desinformação a respeito dessa norma.
Data para nova audiência pública
Por fim, não houve definição em relação a uma nova data para acontecer os debates cancelados na Câmara. Tanto as duas comissões que tratariam de assuntos relacionados a participação de pessoas idosas no esporte, quanto a que pretendia discutir as ações das Big techs na manipulação de informações referentes ao projeto de lei das Fake News ainda não fizeram anúncio de nova data para a realização dessas audiências públicas.
Em sua opinião esses debates cancelados na Câmara atrapalham o andamento dos trabalhos referente a esses temas? comente conosco.