Você está inserido em algum dos programas sociais do governo federal? Então, precisa saber que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou uma ferramenta de monitoramento do Planejamento Estratégico Institucional (PEI), nesta terça-feira (5).
O evento de apresentação do Monitora MDS contou com a presença do ministro Wellington Dias e diversos secretários da pasta.
Nova plataforma para programas sociais
Na prática, inicialmente, o painel apresentará informações sobre os objetivos, metas e resultados alcançados em iniciativas como o Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Programa de Aquisição de Alimentos, Cisternas e Fomento Rural.
“Agora, com o Monitora MDS, nós vamos conseguir acompanhar as atualizações cadastrais, monitorar melhor, conseguindo ficar ainda mais perto da informação que pode, no final, garantir melhores condições de atendimento (ao público). Aqui, além da transparência, é um instrumento importante para o nosso planejamento”, comentou o ministro Wellington Dias.
Ainda mais, o acompanhamento do PEI por meio do Monitora MDS está previsto na Portaria MDS nº 907, de 7 de agosto de 2023, que aprova o Planejamento Estratégico Institucional do MDS para os anos de 2023 a 2026.
Transparência
A ferramenta vai sendo incrementada ao longo do tempo com o monitoramento de outras ações. A inclusão dos demais programas do Planejamento Estratégico e as evoluções dos painéis dos programas sociais já inseridos no Monitora MDS estão previstas para acontecer ao longo de 2024.
Segundo a secretária de Avaliação, Gestão de Informação e Cadastro Único outro diferencial da ferramenta é o acompanhamento público do Planejamento Estratégico.
“A ferramenta é construída para que a gente possa acompanhar o Planejamento Estratégico e mais, para que a gente deixe as informações do ministério transparente a toda a sociedade”, destacou Letícia Bartholo, que ainda enalteceu o trabalho conjunto entre as secretarias do MDS.
“É uma parceria entre todas as secretarias e dessa forma, conseguimos fazer um trabalho muito mais completo e de qualidade no monitoramento de todas as áreas do ministério. Na medida em que mais programas sociais forem amadurecendo as suas informações, nós vamos colocando no Monitora”, completou.
Responsável pela gestão do Planejamento Estratégico, o secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, destacou a importância de uma ferramenta que fomenta a democracia e o acesso à informação.
“A ferramenta nos traz segurança em alcançar os objetivos do Planejamento Estratégico tanto aqui dentro do MDS, quanto no momento em que falamos dos objetivos a serem alcançados para o Brasil. É assim, com muito planejamento, que vamos reconstruir esse país”, refletiu.
Com a plataforma aberta à população, os dados que embasam as ações do MDS estão acessíveis a todos, promovendo uma governança aberta e inclusiva e reforçando o compromisso com a transparência e a participação cidadã.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS