O mês de dezembro chega e sempre com ele vem a esperança da confirmação do repasse do Abono Natalino do Bolsa Família. No entanto, é preciso logo de cara informar que essa iniciativa não foi retomada pelo governo federal.
Entretanto, alguns estados seguem isoladamente com o pagamento de uma grana extra para os beneficiários do programa social.
Siga a leitura e tenha todos os detalhes sobre essa questão!
Abono Natalino do Bolsa Família
Como mencionado, o Abono Natalino do Bolsa Família foi disponibilizado somente em alguns estados do Nordeste brasileiro.
A saber, o primeiro deles foi a Paraíba. Aliás, esta é a primeira vez que o estado implementa tal repasse extra.
Então, de acordo com a decisão do Governo do Estado, foi previsto um pagamento adicional fixo de R$ 64. Este valor será depositado às famílias por meio da poupança social Caixa Tem.
Além disso, é importante explicar que o pagamento seguirá a mesma ordem do calendário de dezembro do programa social. Dessa forma, a ação beneficiará mais de 600 mil famílias.
Do mesmo modo, em Pernambuco o pagamento do Abono Natalino do Bolsa Família também foi efetuado.
Contudo, no estado, a liberação foi antecipada e aconteceu no meio do ano. Sendo assim, o próximo pagamento só será feito em 2024, caso a medida seja mantida.
E como fica o resto do país?
Como alertamos logo no início do texto, o repasse do Abono Natalino do Bolsa Família não é uma iniciativa nacional. Em outras palavras, ninguém mais receberá, exceto as localidades mencionadas no tópico anterior.
Calendário do Bolsa Família de dezembro
Por fim, cabe mencionar que o cronograma de pagamentos do Bolsa Família de dezembro segue a todo vapor. Assim, nesta semana, a Caixa Econômica Federal chega à reta final dos repasses.
Em suma, isso acontece porque neste mês a regra de escalonamento muda. A saber, ela segue de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), porém, acontece nos últimos 10 dias úteis antes do Natal.
Normalmente, isso acontece nos 10 últimos dias úteis do mês.
Cabe explicar que essa mudança acontece excepcionalmente em dezembro, de forma a garantir que todos os beneficiários do Bolsa Família tenham acesso à grana a que têm direito antes do Natal.
O objetivo, portanto, é colaborar financeiramente para as festividades de final de ano.
- NIS de final 1 – 11 de dezembro;
- NIS de final 2 – 12 de dezembro;
- NIS de final 3 – 13 de dezembro;
- NIS de final 4 – 14 de dezembro;
- NIS de final 5 – 15 de dezembro;
- NIS de final 6 – 18 de dezembro;
- NIS de final 7 – 19 de dezembro;
- NIS de final 8 – 20 de dezembro;
- NIS de final 9 – 21 de dezembro;
- NIS de final 0 – 22 de dezembro.