A Dataprev informa que os sistemas de segurança e monitoramento da empresa identificaram, nesta quinta-feira (5), anormalidades no ambiente em alguns serviços. Desse modo, serviços como Cadastro Único, e-Consignado e outros acessos via API (Application Programming Interface) foram desativados temporariamente para a realização de análises e correções necessárias.
Assim que a situação for solucionada, os serviços serão restabelecidos.
Em nota, a Dataprev informa que a medida continuará a garantir a preservação e a inviolabilidade dos dados sob a guarda da empresa e está alinhada com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Cadastro Único indisponível
Quem acompanha o Brasil 123 sabe que recentemente novos recursos foram lançados no aplicativo do Cadastro Único, e o mesmo pode ser acessado também pela internet, através deste site.
Neste momento, de acordo com a instabilidade informada pela Dataprev, ao acessar o site e selecionar por exemplo o recurso de pré-cadastro, terá na tela apresentada a mensagem “Não é possível acessar esse site”.
Aplicativo
O app trouxe mais opções aos usuários, como a possibilidade de pré-cadastramento, atualização dos dados cadastrais, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos e consulta dos benefícios recebidos pela família.
“O pré-cadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados. Mas, vale ressaltar que o cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para que o cidadão tenha acesso ao sistema”, frisou o secretário nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão.
Então, quando do restabelecimento dos serviços, aqueles que assim desejarem podem acionar a ferramenta de pré-cadastro e iniciar o preenchimento dos seus dados.
Depois desta etapa, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, tais como: escolaridade; trabalho; e remuneração.
Confira ainda: FGTS poderá ser utilizado para o pagamento de creches; saiba mais