Uma pesquisa divulgada neste sábado (08) pelo Datafolha mostrou os temas que são mais importantes na hora de o eleitor decidir em que vai votar no segundo turno das eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 30, último domingo do mês de outubro. De acordo com o levantamento, dentre esses assuntos estão combate à corrupção e ao crime, defesa dos diretos trabalhistas e manutenção da democracia.
Lula tem 49% e Bolsonaro 44% no 2º turno, diz Datafolha
Conforme o Datafolha, para os eleitores, o combate ao crime e o combate à corrupção são considerados importantes por 85% dos eleitores. Próximo do tema está a defesa pelos direitos trabalhistas (83%), a defesa da democracia (82%), a redução do desemprego (82%), a defesa do meio ambiente (81%) e o combate à inflação (81%).
Segundo a pesquisa do Datafolha, que tem uma margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a defesa dos direitos das minorias é considerada importante por 79% na hora de decidir o voto para presidente. Depois desse assunto, são julgados importantes temas como:
- A defesa dos valores da família tradicional (74%).
- A manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 (65%);
- E a orientação de um líder religioso (54%).
De acordo com o levantamento do instituto, que apresentou aos entrevistados uma escala de 1 a 5 em que 1 é nada importante e 5 é muito importante, o último fator (orientação de um líder religioso) tem muita relevância para 75% dos evangélicos e 67% dos católicos. Para chegar ao número, o instituto considerou a soma das notas 4 e 5 ao avaliar que algo é importante e de 1 e 2 para algo que não é importante.
Datafolha mostra diferença entre eleitores de Lula e Bolsonaro
A pesquisa do Datafolha constatou que a lista de prioridades muda de acordo com a intenção de votos para presidente: Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sendo a maior disparidade relatada quando o assunto é a defesa dos valores da família. O tema é muito importante para 87% dos que declaram voto em Bolsonaro e para 65% dos que dizem que irão votar em Lula.
No levantamento, também foi possível constatar uma diferença no tema “orientação de um líder religioso na hora de decidir o voto”. Dos eleitores de Bolsonaro, 66% consideram que isso é muito importante, enquanto menos da metade, isto é, 47% dos que dizem votar em Lula, compartilham desta opinião.
Leia também: Clima hostil atrapalhou nas pesquisas, diz diretora do Datafolha