Um em cada quatro brasileiros sofrem com a falta de comida em casa. Pelo menos é o que aponta a mais nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (28).
De acordo com a pesquisa, 24% dos brasileiros afirmaram que não tem comida suficiente em casa. Por outro lado, 56% dos entrevistados julgaram como suficiente a comida disponível em casa. Já os 20% restantes revelaram que acreditam que há mais comida que o suficiente em seus lares.
A saber, o Datafolha ouviu 4.580 brasileiros em 252 municípios brasileiros entre 25 e 27 de outubro. Segundo a pesquisa, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Vale destacar que o percentual dos brasileiros que sofrem com a falta de comida em casa ficou levemente inferior ao registrado em setembro (27%).
Você também pode gostar: Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já emprestou R$ 4,2 BILHÕES
Veja os grupos que têm as situações mais críticas
Segundo o levantamento do Datafolha, os percentuais mais elevados entre os que declararam não ter comida suficiente em casa foram registrados entre mulheres (29%), homens (18%), menos instruídos (38%), mais pobres (36%), moradores do Nordeste (35%) e desempregados (39%).
Outro ponto que se destacou nesse levantamento foi a quantidade de pessoas que recebem o Auxílio Brasil, mas que afirmaram que não têm comida suficiente em casa. Em suma, o percentual chegou a 34% entre os beneficiários do programa social.
Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou polêmica ao afirmar que a miséria existe no Brasil por falta de informação. O candidato à reeleição fez a declaração quando foi perguntado por jornalistas sobre a pobreza no Brasil durante o seu governo.
“Quem porventura está em estado de necessidade, é só se cadastrar. Nem precisa procurar um vereador, uma prefeitura”, disse. “Essa informação de miserabilidade existe. Mas por desinformação. E não tem fila para esse pessoal. Nós fizemos a coisa certa”, acrescentou.
Leia também: Conta de luz NÃO terá COBRANÇA EXTRA em novembro