Nesta terça-feira (5), a nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, tomou posse na sede do banco, localizado em Brasília. A economista assumiu o cargo após Pedro Guimarães, ex-presidente, ter sido exonerado devido a denúncias de assédio sexual envolvendo o ex-mandatário. A cerimônia foi fechada para a imprensa.
Na primeira entrevista concedida após ter assumido o cargo, Daniella Marques disse que é inaceitável que haja violência contra a mulher e que o banco passará a ser “a mãe da causa das mulheres”.
“Começo a reescrever um novo capítulo na história de 161 anos da Caixa. Não vamos esperar os resultados das investigações. A partir de hoje, a Caixa será a mãe da causa das mulheres. Vamos promover as mulheres em todas as dimensões”, afirmou a nova presidente do banco.
Além disso, a nova presidente solicitou que o caso envolvendo o ex-presidente, Pedro Guimarães, seja completamente esclarecido. “Hoje é um dia muito importante para mim. É um dia de conscientização. Estou ciente dos desafios. Faço meu compromisso. Todas as providências serão tomadas. Tenho todo apoio para isso. Existem inúmeras barreiras para nós mulheres. A superação é importante para o banco, para a sociedade”, declarou.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, também discursou na posse de Daniella Marques. “Daniella Marques é uma guerreira, forte, competente, trabalhadora, leal, é o que vocês querem. Todo mundo gosta da Daniella Marques, o presidente adora. Eu só apanho”, elogiou o ministro.
Guedes também discurso em favor das mulheres. “A força secreta (do governo) são as mulheres, que têm feito um trabalho espetacular. As mulheres têm que ser protegidas do ponto de vista pessoal para desenvolverem suas potencialidades”, afirmou o ministro da Economia
Carreira da Daniella Marques
A economista Daniella Marques ingressou no governo federal em 2019, exercendo a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministro da Economia. Além disso, ela também atuou por um longo período no mercado financeiro, mais precisamente na área de gestão independente de fundos de investimentos junto ao ministro Paulo Guedes, que também foi seu sócio na Bozano Investimentos, onde atuou como Diretora de Compliance e Operações Financeiras.
Em relação a formação de Daniella, ela realizou Administração de Empresas pela PUC/RJ, realizando logo depois um MBA em finanças pelo IBMEC. Chegou a ser diretora-executiva da Oren Investimentos na Mercatto Investimentos, além de diretora de Risco e Compliance, e sócia e gestora da Renda Variável.
Mudança na diretoria da Caixa
Antes de tomar posse, Daniella Marques já estava agindo para exercer algumas mudanças na Caixa, entre elas, a mudança nos diretores que estavam ligados ao ex-presidente, Pedro Guimarães. Ao todo, serão trocados 26 consultores ligados ao ex-mandatário, no entanto, até então, apenas três substitutos foram anunciados para os cargos que ficaram vagos na diretoria.
“Os outros nomes vamos definir aos poucos. Um processo seletivo está sendo iniciado na vice-presidência jurídica. Anunciei hoje o nome dos consultores estratégicos. Os outros ainda serão escolhidos junto com a governança do banco”, disse a nova presidente da Caixa, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira.