Segundo o Jornal Folha, os dados vazados nesta semana podem render cerca de R$ 80 milhões para os criminosos. Bolsonaro e outros 11 ministros federais entraram na mira dos hackers juntamente com milhares de outros CPFs, fotografias e datas de nascimento. Os criminosos estão pedindo cerca de U$ 500 por cada pacote de informações, isso é equivalente a R$ 2683,21.
No caso de pessoas comuns, também vendem as informações para outros criminosos para que possam realizar compras e dívidas em nome de cidadãos. Segundo a empresa de segurança Syhunt, não há como descobrir as origens destes ataques. Para o técnico em banco de dados, Tiago Kohler Fagundes, isso pode ocorrer por vários motivos, especialmente pelo ocultamento de endereço IP. De acordo com as investigações da Syhunt, acreditam que o principal culpado do caso foi o Serasa devido ao birô de crédito.
Dados vazados já fazem parte da rotina da população
Não é a primeira e nem a segunda vez que uma parcela da população possui os dados vazados. O mesmo já ocorreu no ano de 2020 com o perfil Anonymous que dedicou um espaço da conta no Twitter para divulgar também o cartão de crédito do presidente Jair Bolsonaro. Não tardou para que todos os seguidores tentassem fazer compras com o mesmo. Após o ocorrido, o perfil acabou sendo retirado e excluído das redes sociais. Não foi somente o Brasil atacado como também políticos dos Estados Unidos e outros países.
Em outros casos, mesmo que os dados não cheguem a ser divulgados, são atacados ao ponto das plataformas e bancos de dados ficarem fora do ar por dias.
Como saber se fui uma vítima?
Para saber se foi vítima e teve as informações divulgadas, basta acessar o site “Fui Vazado”. Insira nas botões qual é seu CPF juntamente com a data de nascimento, não esqueça de clicar na caixa de “não sou robô”. O site irá informar quais foram as informações divulgadas juntamente com seu nome e sexo. Ele é completamente seguro e não é preciso ter medo de utilizá-lo.
Aqueles que possuem o símbolo vermelho em X significam que não foram vazados, já os verdes em Check mostram que ocorreu vazamento.