De acordo com um balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 11h30 deste domingo (30), 1.883 urnas eletrônicas foram substituídas nas zonas eleitorais de todo o país.
Sendo assim, o número de urnas substituídas representa 0,35% do total das 472.075 urnas eletrônicas disponíveis para votação em todo o território nacional. Desse modo, o balanço do TSE apontou que atualmente não há necessidade de recorrer ao sistema de votação manual.
Segundo turno das eleições
O segundo turno das eleições começou às 8h e terminará neste domingo às 17h, horário de Brasília. Nele, os brasileiros elegerão candidatos à Presidência da República, bem como os governadores de doze estados.
É importante notar que as pessoas entre as idades de 18 e 70 anos devem votar. O voto é facultativo para pessoas de 16 a 18 anos, acima de 70 anos e analfabetos. Além disso, para aqueles que não puderem comparecer, poderão justificar sua ausência em qualquer local de votação.
Sendo assim, mais de 156 milhões de eleitores em todo o país encontram-se aptos para votar. Como resultado, o total de eleitores deste ano aumentou 6,2% em comparação com a eleição de 2018, quando 147,3 milhões de pessoas estavam aptas.
Resultados das eleições
Os resultados do segundo turno das eleições serão divulgados no encerramento das urnas, às 17h, horário de Brasília. Segundo o TSE, a velocidade de apuração dos votos varia entre os estados brasileiros, principalmente por questões de infraestrutura de telecomunicações.
Historicamente, o Distrito Federal e os estados do Sul e Sudeste concluem os levantamentos mais cedo, enquanto os estados do Norte e Nordeste demoraram mais para serem concluídos.
Além disso, deve-se considerar que, embora o horário oficial de término seja às 17h, devido à longa fila, o prazo de votação para algumas seções é relativamente tardio. Com isso, todos os eleitores que chegarem à sua seção de votação no horário têm o direito de exercer seus direitos, mesmo que minutos ou horas depois.
Em suma, a evolução da apuração de votos entre os candidatos pode ser acompanhada imediatamente às 17h por meio da Plataforma de Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Alexandre de Moraes fala sobre abstenção
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, registrou seus votos às 8h55 no segundo turno das eleições no Jardim Paulistano, em São Paulo. O ministro aproveitou para pedir para que todos os eleitores compareçam às urnas.
“Vamos diminuir a abstenção, vamos mostrar que o brasileiro, que a brasileira, querem participar, querem paz no país, querem tranquilidade no país, e vamos terminar o dia de hoje com uma grande vitória: a vitória da democracia, a vitória da Justiça Eleitoral, a vitória do povo brasileiro”, disse Moraes.