O Programa Bolsa Família foi retomado oficialmente pelo governo federal no início de março deste ano. A saber, a principal regra para ter direito ao benefício é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Além disso, é fundamental estar com o registro ativo e atualizado no Cadastro Único.
No entanto, mesmo que já tenham sido pagas diversas rodadas ao longo de 2023, ainda tem muita gente com dúvidas. Uma delas é se dá para sacar o Bolsa Família com o cartão antigo.
Por isso, se você também tem esse questionamento, siga a leitura e confira quais são as opções para que você tenha acesso à sua grana.
Lula sanciona lei que beneficia GESTANTES e PUÉRPERAS; confira os detalhes
Dá para sacar o Bolsa Família com o cartão antigo?
Desde abril deste ano, as novas famílias que entraram para o Bolsa Família, começaram a receber os novos cartões do programa social no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.
Contudo, se você não tem o dispositivo novo, saiba que pode sacar o Bolsa Família com o cartão antigo, pois ele continua funcionando normalmente.
E quando isso deve ser feito? A saber, todo mês o responsável familiar pode sacar o benefício.
Ainda mais, com a Conta Poupança Social Digital, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo.
Em resumo, o benefício é disponibilizado todos os meses, de acordo com a data estabelecida pelo calendário do programa, sendo pago sempre nos últimos 10 dias úteis do mês, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.
E quem não tem cartão?
Certo! Quem ainda não tem o cartão pode sacar o Bolsa Família em lotéricas. Essa opção está disponível apenas para beneficiários que já tenham uma senha do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão cadastrada em uma agência da Caixa Econômica Federal, e que não recebam o benefício em conta corrente ou poupança.
Além disso, é preciso que responsável familiar apresente um documento oficial com foto.
Entretanto, caso o responsável familiar ainda não tenha a senha, o saque poderá ser feito em agências da Caixa. Assim, também é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Por fim, cabe mencionar que o cidadão também consegue sacar o Bolsa Família sem cartão, direto no caixa eletrônico, com o apoio do aplicativo Caixa Tem.
Para tanto, acesse o aplicativo e selecione a opção “Saque sem cartão”. Então, escolha “Gerar código para saque”.
Depois disso, selecione o item “Gerar código”.
Para concluir, digite a sua senha do aplicativo e clique no botão alaranjado para visualizar o código.
Então, de posse deste código, é só ir ao terminal eletrônico e realizar a operação do saque do Bolsa Família.
Leia ainda: Governo anuncia AMPLIAÇÃO do Minha Casa Minha Vida; saiba quem vai poder participar