Hoje nós vamos contar para você como fazer para receber a restituição do IR antes do tempo. Com a data da declaração do IR chegando, muitas pessoas já estão se perguntando como e quando serão restituídos desse valor, que muitas vezes, dói no bolso dos cidadãos.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo sobre a declaração do IR 2023. Além disso, ainda vamos contar algumas maneiras de ser restituído mais rapidamente.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre o IR 2023.
O que é a restituição do IR?
Como todos sabem, todos os anos as pessoas que ganham uma porcentagem variável a mais do salário mínimo, precisam declarar o Imposto de Renda. O IR nada mais é do que um tributo pago sobre os ganhos obtidos no ano anterior.
Em 2023, todas as pessoas que receberam um valor mensal igual ou maior do que R$1.903,98 no ano anterior, precisarão fazer a declaração e pagar o tributo do IR entre os dias 15 de março e 31 de maio.
No entanto, algumas pessoas podem ser restituídas desse valor se declararem que gastam com educação, saúde, dependentes, contribuição para a Previdência Social e Privada, pensões judiciais e doações para caridade. Para consultar se você tem valores a serem restituídos, basta acessar o site da Receita Federal e digitar o seu CPF.
Como receber a restituição do Imposto de Renda antes do tempo?
Se você está interessado em receber a restituição antes do tempo, pode usar alguns macetes como deixar todos os documentos que garantem a restituição no Imposto de Renda, como recibos médicos e gastos com educação, documentos dos cônjuges e dependentes preparados para agilizar a declaração quando a Receita Federal liberar para o pagamento, pois quanto mais cedo você declarar seu IR, mais rapidamente será restituído.
No entanto, existe ainda outra maneira de ser restituído mais cedo, que é emprestar o valor das instituições financeiras.
Assim, os bancos podem oferecer o valor que você têm para receber mais cedo. Então, quando a Receita liberar a restituição, eles pegam como pagamento do empréstimo. Mas é claro que essa operação será acrescida de juros, que podem ser bem altos dependendo da instituição que você escolher.
Por este motivo, é preciso ter cautela com esse tipo de empréstimo, e analisar muito bem para ter certeza de que vale mesmo a pena. Ademais, também é necessário levar em consideração a necessidade momentânea antes de tomar qualquer decisão sobre ser restituído do IR.
Agora que você já sabe como receber a restituição do IR, é só seguir nossas instruções para não ter mais problemas com a declaração.