Trabalhadores da iniciativa privada e do setor público estão em busca de informações sobre a Tabela de Pagamento PIS/PASEP 2023, desde o último domingo, dia 05 de abril. Por isso que hoje, vamos indicar se dá para adiantar o recebimento do PIS/PASEP.
O que já se sabe sobre o pagamento do PIS/PASEP?
Primeiramente, a previsão é que em 2023, aproximadamente 22,9 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial, no valor total de R$ 24 bilhões. O novo calendário do PIS 2023 terá início em 15 de fevereiro, e os valores estarão disponíveis até 28 de dezembro de 2023.
Então, de acordo com o número de meses trabalhados, o valor do abono salarial na tabela PIS PASEP 2023 pode chegar até um salário mínimo. Assim, somente aqueles que trabalharam todos os 12 meses do ano anterior receberão o valor integral. No dia 5 de março, foi liberado o acesso para consultas sobre a parcela proporcional do pagamento do PIS PASEP 2023 que será recebida.
Muita gente está se perguntando se existe alguma forma de sacar o PIS antecipadamente, mas o governo federal não confirmou se é possível fazer isso, mesmo que o ano-calendário do complemento salarial do PIS esteja prestes a começar.
Como fazer a consulta do valor a receber do PIS/PASEP?
Você pode consultar seu número do PIS nos seguintes telefones, sites e aplicativos:
- Portal Cidadão;
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Caixa Tem e Caixa Trabalhador;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, fone 111;
- Atendimento Alô Trabalhador, fone 158;
- Central de Atendimento 0800 726 0207.
De que forma é possível fazer o saque do PIS?
O PIS pode ser sacado pelos canais assim que for creditado nas contas.
- Por meio da utilização de conta corrente quando o colaborador possui conta pessoal na CAIXA com saldo e movimentação recente;
- Contas CAIXA Eletrônicas, contas CAIXA, Correspondente CAIXA Aqui e Loterias com o Cartão Cidadão;
- Em uma agência da CAIXA.
Quem possui conta na Caixa, pode antecipar os pagamentos do PIS?
Os pagamentos do PIS aos funcionários do setor privado são feitos pela Caixa Econômica Federal. No entanto, o banco público não confirmou o boato de acesso antecipado para correntistas.
Quem irá receber o PIS/PASEP em 2023?
Irão receber o PIS/PASEP, trabalhadores do setor privado e do setor público que no ano de 2021:
- Primeiramente, receberam em média 2 salários mínimos mensais;
- Trabalhou no mínimo 1 mês, e no máximo 12 meses;
- Possuir inscrição no programa PIS/PASEP há no mínimo 5 anos;
- Por fim, estar devidamente cadastrado na RAIS ou no e-Social do empregador.
Como o novo calendário do PIS é baseado em pagamentos que foram adicionados retroativamente ao PIS em 2021, os trabalhadores que contribuíram em 2022 não terão, então, direito ao PIS ano-base 2022 até 2024.
Pois, devido à Covid-19, o orçamento do PIS 2020 foi realocado para outras áreas emergenciais e os pagamentos foram adiados até 2022, antes de se tornarem mais regulares. Isso resultou, portanto, na alteração da tabela do PIS/PASEP. Porém, não há informações oficiais do governo federal sobre os pagamentos do PIS 2022.
Resumindo: Nem a Caixa Econômica Federal, nem o Banco do Brasil, se pronunciaram a respeito de qualquer antecipação do pagamento do PIS/PASEP.