A Black Friday foi realizada nesta última sexta-feira (25), trazendo diversas promoções para brasileiros que queriam realizar compras pagando por um valor abaixo da média praticada nos últimos meses. No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que, após a Black Friday, ocorre a Cyber Monday, mais um dia de ofertas especiais para os consumidores.
Nesse sentido, a principal diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday é que a primeira fornece promoções tanto nos canais de vendas físicos quanto digitais, enquanto a segunda data se concentra apenas nos canais de vendas digitais, ou seja, através de comercialização em e-commerce.
Contudo, com o passar dos anos, essa divisão de datas por conta do canal de venda foi perdendo a força, muito por conta da Black Friday já conseguir ser bastante flexível nesse sentido. Além disso, um outro ponto é que a Cyber Monday costuma focar no segmento de eletrônicos, embora seja bastante possível encontrar promoções em outros segmentos.
Cyber Monday é uma segunda chance para obter promoções
Passado o período de Black Friday, diversas promoções também se encerram. Nesse sentido, caso o consumidor não tenha aproveitado as ofertas com valores mais baixos durante este período, pode utilizar a Cyber Monday como uma segunda chance para realizar compras.
Além disso, a Cyber Monday também pode reservar promoções ainda melhores que a Black Friday, principalmente quando o assunto é eletrônicos. Com isso, vale a pena acompanhar a data para adquirir uma televisão, notebook, smartphone e outros produtos de interesse nesta categoria.
Historicamente, a Cyber Monday costuma oferecer menos promoções que a Black Friday, sendo assim, não espere uma grande quantidade de ofertas. Contudo, em compensação, alguns produtos acabam tendo a mesma quantidade de descontos que na Black Friday, como drones, câmeras e filmadoras.
Preocupações da Black Friday continuam válidas
As mesmas preocupações em relação às fraudes durante a Black Friday são válidas para a Cyber Monday. Durante o evento, diversos golpistas utilizarão técnicas para imitar sites varejistas famosos com descontos atrativos para obter os dados pessoais e financeiros do consumidor.
Com isso, é necessário estar atento ao site em que está entrando, verificando se o mesmo possui as certificações de segurança digital. Além disso, é sempre recomendável adquirir produtos de sites já conhecidos. Caso esteja realizando compras em um site desconhecido, procure sobre sua procedência em sites especializados em avaliações, como o Reclame Aqui.
Uma outra dica é optar por realizar compras utilizando cartão crédito, dado que, em caso de clonagem, é possível entrar em contato com o banco para realizar o cancelamento. Também é recomendável utilizar cartão de crédito pelo fato de alguns bancos oferecerem o “cartão virtual temporário”, que fica válido por apenas por poucas horas e evita golpes de clonagem de dados financeiros.
Caso opte pela realização de pagamentos à vista, seja por boleto ou Pix, tome os devidos cuidados, devido à impossibilidade de ter a devolução do dinheiro em caso de golpe. Embora o pagamento à vista geralmente seja o que oferece maiores descontos, é também aquele que aumenta a probabilidade de golpe.