Milhões de brasileiros agora poderão fazer viagens para o Brasil e para o exterior utilizando os valores do FGTS. Essa é a novidade anunciada pela CVC, uma das maiores empresas de turismo do país. A medida acontece através de uma parceria importante, que pode facilitar o acesso das classes de menor renda às viagens.
Por isso, hoje vamos entender como funcionará essa parceira da CVC e como fazer a sua simulação da forma correta.
CVC anunciou parceira importante
A CVC, uma das maiores empresas de turismo do país, anunciou uma parceria que pode facilitar, e muito, o acesso a viagens por todo o mundo. Com a Digio, uma conta digital que pertence ao Bradesco, os brasileiros poderão utilizar o valor do FGTS para pagar viagens para milhares de destinos.
De acordo com a empresa, a ideia é democratizar o acesso a viagens. No Brasil, o turismo ainda representa pouco da economia e especialistas afirmam que há muito espaço para que esse segmento cresça dentro do país. O uso dos valores do FGTS pode ser a saída, dado que, muitas vezes, os cidadãos querem usar o valor justamente para esse tipo de gasto.
Com mais de mil agências em todo o país, além de um site e um aplicativo completos, a CVC permitirá que os brasileiros escolham o destino e façam o pagamento à vista ou em poucas parcelas. Vale ressaltar que a CVC é a única empresa do país que faz esse resgate do FGTS com essa finalidade. A modalidade acontecerá através do saque-aniversário.
Em entrevista ao Infomoney, o diretor geral da CVC, Emerson Belan, disse que “o saque-aniversário do FGTS é um dinheiro que já é do cliente, mas é um benefício que ele normalmente não utiliza. Agora, na CVC, esse dinheiro pode se transformar em uma viagem incrível, beneficiando as mais de 82 milhões de pessoas que possuem saldo no Fundo de Garantia (FGTS)”. Segundo a Caixa, mais de 32 milhões de brasileiros já aderiram ao saque-aniversário.
Como pagar a viagem com o FGTS?
A modalidade de pagamento da CVC acontecerá de forma diferente. Apesar disso, o cliente precisa ir até uma agência da empresa com o aplicativo da Caixa habilitado e, de preferência, com o saque-aniversário autorizado.
Com a CVC, o cliente fará uma antecipação do saque-aniversário. Essa é uma modalidade de empréstimo. Na Digio, não é preciso ter conta para fazer isso. O custo é de 1,99% ao mês. Por isso, é preciso se atentar ao mês do resgate, dado que isso influenciará no pagamento. Assim, ao aderir à linha, você poderá usar o FGTS como valor total da compra ou, ainda, para compor parte do pagamento.
Apesar da facilidade, especialistas dizem que o cliente precisa analisar os contras da modalidade. Isso porque o saque-aniversário impede o saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Na atual regras, o valor ainda fica trancado em uma conta, que pode ficar inativa posteriormente.