É importante atualizar e adequar o currículo para cada oportunidade. A competição no mercado de trabalho exige do profissional uma boa apresentação de suas qualificações.
Segundo o Jornal Contábil, novas tendências para currículos surgiram e, com elas, as adequações se fazem necessárias.
Tendências para um novo currículo em 2022
Erros básicos no currículo são recorrentes e prejudicam a imagem do candidato. Evitá-los é o primeiro passo para vencer o concorrente. Além disso, é importante verificar a estrutura e adequação do currículo para a oportunidade em que for se inscrever.
Veja as orientações formuladas pelo Jornal Contábil para que seu currículo vença o do concorrente:
Comprimento do currículo
Currículos com duas páginas são mais atraentes para os recrutadores. Especialmente se tiver muita experiência. Um profissional experiente, mas com um currículo de uma página, não chamará tanto a atenção do recrutador.
Quantidade de currículos por candidato
O candidato deve fazer um currículo para cada vaga que se inscrever. O documento tem que estar escrito adequadamente à oportunidade. Não tem uma quantidade média de currículos que o candidato precisa ter. Mas pondera que é mais eficaz ter mais de um.
Seções obrigatórias
- Informações pessoais;
- Educação;
- Experiência de trabalho;
- Resumo ou objetivo;
- Habilidades
Escrever de forma clara, objetiva e não cometer erros de escrita.
Seções adicionais
- Idiomas;
- Certificações;
- Interesses;
- Software
Profissionais registrados (enfermeiros, engenheiros, contadores, gerentes de projetos, entre outros) precisam dar muita atenção à seção “certificações”.
Hobbies e interesses
Selecionar com cautela os hobbies e interesses que quer enfatizar de sua personalidade e habilidades profissionais. Sabendo usá-los, você pode:
- Fazer o recrutador simpatizar por você;
- Dar-lhes uma orientação de uma pergunta para quebrar o gelo;
- Destacar as características e habilidades que eles estão procurando.
Palavras-chave
Incorpore palavras-chave, relacionadas às suas habilidades, naturalmente ao conteúdo do currículo.
O que não deve colocar no currículo
O currículo é um documento de apresentação profissional para o empregador. Portanto, é importante escrevê-lo adequadamente, evitando erros e informações desnecessárias.
É muito comum ver currículos com fotos. Mas elas só devem ser inseridas no documento se a empresa pedir, assim como dados dos documentos pessoais. Também não se coloca os nomes dos pais e motivos de saída de outros empregos. Colocar a pretensão salarial no currículo, embora encontra-se muito em plataformas de emprego, também não é ideal.
Agora que já sabe sobre as novas tendências para o currículo em 2022, compartilhe essa informação com quem também precisa!
Veja também: Abandono de emprego: como se caracteriza e quais suas consequências