A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encarregada de preparar o Palácio do Planalto para a cerimônia solene de subida da rampa e discurso no Parlatório, a estrutura de onde o presidente da República falou ao público, precisou acionar um chaveiro para acessar o local, visto que a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu do local sem dar as chaves à nova gestão.
Lula pode se encontrar com presidente dos EUA em fevereiro na Casa Branca
A informação foi revelada nesta quarta-feira (04) pela jornalista Ana Flor, da “Globo News”, que explicou que a equipe de Lula resolveu dar um pulo na sede do governo para ver como estava tudo e, ao dirigir-se ao terceiro andar, pavimento onde fica o gabinete presidencial, notou que a porta estava trancada e sem as chaves.
“Um chaveiro precisou ser chamado para que conseguissem entrar”, explicou Ana Flor, relatando ainda que a situação mostrou o grau de “hostilidade” que a gestão de Bolsonaro tem com a nova gestão de Lula, que iniciou no domingo (01) o seu terceiro mandato como presidente da República.
Nesta quarta, Lula já despachará do Palácio do Planalto. Antes de usar o local, a Polícia Federal (PF) fez uma varredura para checar se não existia nenhum monitoramento irregular no espaço e as equipes da Presidência da República providenciaram reformas de móveis e da estrutura física do prédio.
Lula visita o Palácio da Alvorada e prepara mudança
Nesta quarta, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, visitaram outro espaço presidencial, o Palácio da Alvorada, residência oficial dos chefes do Executivo. De acordo com informações reveladas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, Lula e Janja estão preparando a mudança para o local.
Segundo o ministro, ainda não existe uma data definida para a mudança, sendo que, enquanto isso, o presidente e a primeira-dama continuam hospedados em um hotel na região central de Brasília. O Alvorada está passando por uma reforma desde que Bolsonaro deixou o local, sendo a intenção deixar a decoração e a mobília mais próximas do original.
Leia também: Lula quer que equipes acelerem medidas na área social para cumprir promessas de campanha