A cúpula que coordena o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) “comemorou” a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o aborto, afirmou nesta quinta-feira (07) a jornalista da “Globo News” Andreia Sadi.
Lula diz que todo mundo deveria ‘ter direito’ ao aborto
De acordo com a comunicadora, a cúpula de Bolsonaro prepara, inclusive, um material com essa e outras recentes declarações de Lula consideradas “polêmicas”. Segundo Andreia Sadi, a ideia é fazer entender que, caso eleito, o ex-presidente vai aprovar temas que não têm consenso na sociedade e tem a rejeição do eleitor conservador.
Em entrevista para a jornalista, um ministro do governo Bolsonaro usou uma frase de Napoleão Bonaparte para resumir o que pensa a cúpula de Bolsonaro sobre as recentes falas de Lula: “Não interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro”.
Nos últimos dias, Lula, além de ter dito que a liberação do aborto precisa ser debatida como tema de saúde pública, o ex-presidente disse que a classe média ostenta e que as pessoas deveriam buscar endereços residenciais de parlamentares para cobrar suas atuações no Legislativo.
As frases, que segundo Andreia Sadi foram proferidas de improviso, pegaram de surpresa os responsáveis pela campanha de Lula e foram consideradas “erráticas e com potencial explosivo de desgaste junto a eleitores do centro e mais conservador, como religiosos”.
No caso específico do aborto, conta Andreia Sadi, os responsáveis pela campanha ficaram espantados porque Lula não foi provocado sobre o tema, visto que a declaração não foi dada durante uma entrevista, ou seja, a fala foi espontânea, logo sobre o tema considerado ponto fraco da campanha do PT.
De acordo com a jornalista, os membros do PT acreditam que o assunto é o ponto fraco da campanha porque acredita que o tema pode abrir uma brecha para que Bolsonaro use das declarações de Lula para “esvaziar o apoio a Lula junto a religiosos”. Por conta disso, o PT tem se movimentado para cobrar do ex-presidente a definição do time titular da campanha que será autorizado a falar e executar estratégias de comunicação.
Leia também: Fake que circula pelas redes sociais diz que Lula enviou dezenas de homens para saquear supermercados no Ceará