Hoje nós passaremos algumas dicas para que você cultive essas 3 plantas medicinais em casa: hortelã, camomila e erva-doce.
Todos sabem que as ervas são grandes aliadas na hora de cuidar da saúde, não é mesmo?
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você cultivar 3 das plantas mais consumidas em sua casa.
Se você se interessou e quer saber mais sobre isso, então não deixe de ler até o fim, pois além de contar como cultivar essas ervas, ainda passemos a lista completa dos benefícios que elas podem oferecer para sua saúde!
Quais os benefícios dos chás de ervas medicinais?
Tomar chá é uma prática que nos acompanha há séculos, e, devido a todos os benefícios que uma só xícara pode oferecer para a saúde, o famoso chazinho nunca sai de moda.
As plantas medicinais contém propriedades curativas, antioxidantes, anti-inflamatórias e muitas outras, e, para cada sintoma, existe uma erva ideal para que você possa fazer o chá e aliviar o mal-estar ou a dor que estiver sentindo.
No entanto, hoje falaremos quais são os benefícios das 3 plantas medicinais mais comuns entre os amantes de chá: a hortelã, a camomila e a erva-doce.
Benefícios do chá de hortelã:
A hortelã possui propriedades altamente antioxidantes, anti-inflamatórias, desintoxicante, digestivas, descongestionante e analgesicas.
Além disso, ele também possui ação anti parasitária, o que o torna eficaz no combate de várias doenças causadas por infecção de parasitas, como a amebíase, por exemplo.
Benefícios do chá de camomila:
Já a camomila é uma excelente auxiliadora do sistema digestivo, pois, ela possui substâncias anti espasmódica, que atuam no estômago evitando a produção de ácidos.
Além disso, a camomila também contém propriedades que relaxam, sendo ótimas para controlar a ansiedade e a insônia, e é a erva mais indicada para cólicas menstruais e intestinais.
Benefícios do chá de erva-doce:
O chá de erva-doce é muito bom para quem sofre de empanzinamento e gases. Além disso, ele é diurético e reduz o inchaço.
Todas essas ervas citadas acima podem ser cultivadas em casa, para que você as tenha sempre fresquinhas à mão para usufruir de todos esses benefícios!
Como cultivar essas 3 plantas medicinais em casa?
Cultivar plantas medicinais em casa parece uma tarefa muito difícil, não é mesmo?
No entanto, é muito mais simples do que parece. Veja como:
- Hortelã: Para cultivar a hortelã na sua casa, você pode plantar a muda tanto em vasos, como direto no solo. Não tem nenhum segredo, é só molhar uma vez por dia para que o solo não fique muito seco e pronto! Logo você terá hortelã para fazer chá todos os dias!
- Camomila: Já a camomila gosta de solo úmido e bem drenado, por isso, você deverá molhar sempre que achar necessário para deixar o solo assim. Além disso, você deverá plantar a mudinha em um local que não pegue muito sol.
- Erva-doce: A erva-doce deve ser plantada em um local que fique sempre úmido e quente. Ela brota anualmente, e para que o pé não cresça muito, você pode realizar uma poda dos brotos todas às vezes que eles surgirem.
Agora que você já sabe como cultivar essas 3 plantas medicinais em casa, é só seguir nossas dicas para tê-las fresquinhas e a mão sempre que quiser ou precisar de um chá!