Pessoas com a mente menos conturbada, costumam conseguir administrar melhor as suas coisas. Portanto, elas costumam manter uma melhor organização da casa. O contrário também é válido: quando uma pessoa começa a cuidar melhor da sua casa, que é um dos locais onde ela passa mais tempo, a mente começa a clarear. Por isso, cuidar da casa também é cuidar de você. Veja como cuidar bem da sua casa, para viver num lugar que te dê paz, na matéria abaixo.
Maus hábitos: Pare de fazer isso se você quiser ser uma pessoa melhor
Destralhar
Primeiramente, é muito importante eliminar da sua casa tudo que você não utiliza nela. Muitas coisas ficam guardadas, escondidas, porque as pessoas ficam esperando o momento certo para utilizá-las. Contudo, esse momento nunca chega.
Quando ele chega, o objeto já está velho demais, e precisa ser trocado, de qualquer forma. Por isso, separe tudo que você não utiliza, por mais que sejam objetos dos quais você gosta muito, ou que você pensa que utilizará algum dia. Separe o que não puder ser reaproveitado para jogar fora, ou para doar a quem precisa e fará melhor proveito que você.
Organizar
Depois de ter se livrado dos objetos desnecessários, é hora de colocar os que ficaram no seu lugar. Primeiramente, defina um lugar para cada coisa. Deixe mais próximo de você, aqueles objetos que você usa mais no seu dia a dia. Os outros podem ficar em locais mais escondidos.
Preferencialmente, organize tudo por categoria, independente do item, ou local da casa. Ou seja, tudo que for igual, deve ficar junto. Dessa forma, você conseguirá localizar os objetos facilmente. Ou seja, você economiza tempo, e aumenta qualidade de vida!
Leitura: veja porque você deve fazer dela um hábito diário
Limpar
Considerando que cuidar da casa também é cuidar de você, a limpeza é parte fundamental dos cuidados com a casa que todas as pessoas devem ter! Até mesmo por questões de higiene e saúde, é necessário fazer uma limpeza profunda na casa, pelo menos uma vez a cada 15 dias.
Para casas grandes e com maior número de moradores, esse número reduz para uma vez por semana! Além disso, a manutenção diária da limpeza é fundamental. Por isso, sempre realize atividades básicas como varrer, lavar louça e tirar poeira. O estímulo visual, que um ambiente limpo traz, é relaxante e de paz!
Decorar
Por fim, a decoração da casa influencia muito no estado mental. Inclusive, é comprovado que as cores têm efeitos sobre as pessoas. Cores quentes fazem com que o ser humano fique agitado. Utilize-as, portanto, em ambientes de socialização, como a sala ou cozinha, por exemplo. Já as cores frias, trazem a sensação de paz e relaxamento. Dessa forma, elas ficam melhor em quartos.
Além da boa utilização das cores, procure fazer composições confortáveis na sua casa. Utilize móveis nos quais você queira ficar um bom tempo. Coloque elementos de decoração para os quais você queira olhar, sem enjoar. Lembre-se sempre que cuidar da casa também é cuidar de você! O local onde você mora deve ser agradável!
Hábitos que fazem você gastar mais: economize dinheiro parando com eles