As pessoas que apresentam algum distúrbio visual, como miopia e astigmatismo, podem usar lentes de contato, para corrigir esse problema, ao invés de óculos. Elas não caem do rosto, não embaçam e são, visualmente, mais bonitas. Dessa forma, são mais vantajosas que os óculos de grau.
Todavia, as pessoas podem usar lentes de contato sem querer corrigir a visão. Geralmente, essas pessoas usam, somente, para mudar a cor do olho. Contudo, não interessa o motivo pelo qual você usa lente, você precisa tomar certos cuidados para garantir o uso correto.
Visitar um recém nascido: veja os cuidados que você deve tomar
Confira mais dicas de cuidados para usar lentes de contato no artigo abaixo!
Procure um oftalmologista
O primeiro passo para usar lentes de contato é procurar o oftalmologista. Existem vários tipos de lentes no mercado, sendo que cada tipo se adapta melhor para um tipo de olho e para uma situação. Dessa forma, somente um profissional será capaz de indicar qual lente é a mais certa para você, seja para corrigir o seu problema de visão ou, somente, para mudar a cor.
Entretanto, existem pessoas que não podem usar lente. Seja porque o problema de visão não consegue ser totalmente corrigido pela lenta ou por questões anatômicas. Ou, até mesmo, por uma propensão a ter infecções oculares. De toda forma, somente um médico pode analisar a situação.
Higienize corretamente sua mão e as lentes
Para usar lentes de contato você deve limpá-las antes e depois de colocá-las nos seus olhos. Contudo, essa limpeza deve ser feita de modo correto, usando os produtos adequados. O primeiro passo é sempre lavar as mãos antes de pegar a lente (seja para colocar ou retirar). Isso porque a mão contém uma microbiota natural e pode, ainda, estar com algum outro microrganismos. Isso pode contaminar seu olho e sua lente na hora do manuseio, causando infecções.
Zilu se pronuncia sobre o divórcio de Wanessa: “Sempre é triste”
Outro passo importante é limpar a lente em si, com os produtos adequados. A lente precisa ser lavada com a substância tensoativa feita para retirar os resíduos dos nossos olhos. Usar sabão ou soro fisiológico pode não limpar a lente corrente, além de poder danificá-la ou deixar algum resíduo que vai danificar seu olho.
Siga as instruções de uso
É importante seguir exatamente as recomendações médicas e/ou do fabricante. Assim, você deve trocar os pares de lentes de acordo com a duração indicada. Existem lentes que devem ser trocadas a cada 24 horas e lentes que devem ser trocadas de seis em seis meses. Entretanto, isso não significa que você pode usar as lentes sem retirá-las ou limpá-las. O ideal é dormir sem lentes, mesmo as que podem ser usadas durante a noite. Isso porque o uso de lentes aumenta as chances de infecções oculares. O que também justifica a necessidade de limpar as lentes sempre que for colocá-las ou retirá-las.
Por fim, agora que você já sabe dicas para usar lentes de contato, você pode colocá-las em prática para melhorar sua experiência com as lentes. Lembrando que é necessário, sempre, procurar um oftalmologista para avaliar seu caso.
Idez Digital anuncia oportunidades de emprego vagas para diferentes áreas